PUBLICIDADE

Estado investiga pagamento de R$ 92 milhões em propina por empresas em troca de créditos de ICMS

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias

A Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) e a secretaria de Fazenda (Sefaz) instauraram processo administrativo, com base na lei anticorrupção para apurar a responsabilidade de cinco transportadoras no suposto pagamento de R$ 92 milhões de propina a agentes públicos estaduais e a terceiros.

As empresas tinham como objetivo obter créditos indevidos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) dos combustíveis, em Mato Grosso, durante os anos de 2010 a 2015. O processo de responsabilização foi aberto por meio de portaria publicada no Diário Oficial que circulou hoje.

De acordo com a assessoria da Sefaz, subsidiaram a instauração do processos indícios de autoria e de materialidade extraídos do acordo de colaboração do ex-governador Silval Barbosa no Supremo Tribunal Federal (STF), das declarações dele nas oitivas realizadas em janeiro deste ano na sede da CGE e de inquéritos em andamento compartilhados pelo Ministério Público Estadual (MPE).

Ao final do processo de responsabilização, e depois de assegurados a ampla defesa e o contraditório, uma das eventuais penalidades é a aplicação de multa de até 20% do faturamento bruto das empresas no exercício anterior ao da instauração do processo, além de reparação integral dos danos causados à administração pública.

Outras sanções administrativas são a restrição ao direito de participar de licitações e de celebrar contratos com a administração pública, além da publicação de eventual condenação na sede e no site das próprias empresas e em jornal de grande circulação local e nacional.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Unemat abre inscrições para 80 vagas remanescentes em Sinop

Estão abertas as inscrições até dia 28 deste mês...

Restaurante popular de Sinop deve ampliar número de refeições diárias

A prefeitura informou, hoje, que estuda ampliar em 50% o número...
PUBLICIDADE