Uma operação desencadeada no período do carnaval, pela diretoria regional da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) de Cáceres, resultou na apreensão de 282 quilos de pescado (pintado e caxara), três veículos, um barco com motor, cinco espingardas, várias munições e apetrechos proibidos para a pesca, como oito tarrafões e uma rede de arrasto. Três pessoas foram detidas.
A operação, que contou com o apoio do Juizado Volante Ambiental e da Polícia Militar, foi realizada nos rios Paraguai, Seputuba, Cabaçal e Jauru.
O diretor regional, Odair Rafael Bruno, ressaltou que em duas ações haviam mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça. Os mandados foram cumpridos nas fazendas Três Irmãos, em Salto do Céu, e Santa Maria, em Lambari D’Oeste. Na primeira fazenda foram apreendidas as cinco espingardas e na segunda 180 quilos de pescado. As outras apreensões foram feitas em vistorias e barreiras na região.
A pesca em Mato Grosso está proibida desde o início de novembro. O período de defeso da Piracema, quando é proibido pescar em todo o Estado, vai até o dia 29 de fevereiro de 2008. Pescar neste período pode gerar multa de até R$ 100 mil e detenção. Desde o início da Piracema as apreensões realizadas pela Sema e pela Polícia Militar já somam mais de 7 toneladas de peixes.