O Festival de Pesca de Sorriso, promovido pela prefeitura municipal, faz parte da 3ª Eco-Festa. Será às margens do Rio Teles Pires, cerca de 9 quilômetros do centro da cidade, nos dias 15 e 16 de setembro. O secretário de Indústria e Comércio, Leandro Damiani, destacou que pescadores de vários municípios da região Norte deverão participar.
O festival objetiva desenvolver a consciência ecológica do pescador, divulgar a difusão dos apetrechos proibidos pela pesca amadora, proteger as espécies nativas e estimular o desenvolvimento do turismo de pesca, oferecendo novas alternativas de lazer. O campeonato contará com a participação de cerca de 200 equipes compostas por 03 integrantes cada uma, que terão 06 horas para pescar.
A área permitida para pesca durante o campeonato será informada minutos antes da largada através de sorteio de bóias que estarão afixadas as margens do rio. A premiação será realizada até a 10ª classificação para equipes que capturarem a maior quantidade das espécies válidas. Dentre as espécies que apresentam maior pontuação, estão o pacú, piraiba e matrinxã.
O Ibama participará do evento por meio do Programa Nacional de Desenvolvimento da Pesca Amadora – PNDPA. A Sema (Secretária de Estado de Meio Ambiente) e a Marinha do Brasil terão como responsabilidade a fiscalização dos barcos e da documentação dos pescadores.