PUBLICIDADE

Especialistas discutem em Sinop prevenção e combate às queimadas

PUBLICIDADE

Sinop sedia nos próximos dias 20 e 21 deste mês o “Seminário Regional de Prevenção e Combate ás queimadas: Viabilizando Alternativas Sustentáveis”. Representantes de 19 municípios participarão dos debates com objetivo de avaliar os impactos causados pela prática de queimadas e propor estratégias de prevenção, combate e alternativas sustentáveis para a região médio norte do  Estado.
 
O fogo tem sido uma prática comum para limpar áreas antes do cultivo ou fazer controle de pragas de pastagens. Muitas indústrias da madeira também utilizam o fogo para acabar com a serragem e os moradores das cidades para queimar o lixo domiciliar. “Precisamos criar alternativas para evitar as queimadas. O uso indiscriminado do fogo ocasiona uma série de problemas econômicos, sociais e ambientais. Sem contar que a inalação de fumaça agrava os casos de doenças respiratórias”, ressaltou Rogério Rodrigues, secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Sinop. 
 
Sinop apresentou nos primeiros nove meses uma redução de 82,7% nos focos de calor, frente ao mesmo período do ano passado, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais- INPE.  Em 2008 foram registrados 333 e até setembro de 2009 outros 45.
 
Na área urbana, Rodrigues informou que os incêndios somam um número maior devido à prática de pequenas queimadas para limpeza de terrenos e eliminação do lixo doméstico. Em quatro meses o disk denúncia registrou 187 focos de queimadas. “É preciso entender que as queimadas causam danos ambientais e a saúde da população. Estamos trabalhando para conscientizar e criar a cultura de  práticas alternativas que não necessitam do auxilio do fogo”, disse.
 
O encontro é uma promoção da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Sinop, Instituto Floresta de Pesquisa e Desenvolvimento Sustentável, Defesa Civil, Sema e Governo de Mato Grosso.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Ciclista é atropelada por carreta e morre em Sinop

Uma mulher morreu após ser atropelada por uma carreta...

Sinop registrou a maior temperatura média de Mato Grosso no mês passado, aponta Inmet

Dados do boletim agroclimatológico do Instituto Nacional de Metereologia...

Universidade Federal de Mato Grosso discute criação de novo campus

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebeu hoje uma...

Idosa dada como morta consegue reativar benefício previdenciário em Mato Grosso

Uma aposentada conseguiu reaver seu benefício previdenciário, que havia...
PUBLICIDADE