PUBLICIDADE

Especialistas debatem em Mato Grosso mudanças climáticas e energias renováveis

PUBLICIDADE
Só Notícias

O Fórum ‘Parque Tecnológico Pensando Mato Grosso’ será dia 30 com alguns dos principais nomes e instituições envolvidas no debate sobre o impacto das mudanças climáticas no Estado e no Brasil. O evento será hibrido com a finalidade de promover o diálogo entre os diferentes setores da sociedade, com a participação de pesquisadores, especialistas, poder público, organizações não governamentais, universidades, setor privado e movimentos sociais, entre outros atores. Todos focados no enfrentamento dos problemas relacionados às mudanças climáticas, sua mitigação e suas consequências socioambientais e econômicas.

A iniciativa é da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) e do Parque Tecnológico Mato Grosso, que buscam reunir

O fórum será conduzido pelo Parque Tecnológico Mato Grosso, secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, um braço de representação internacional da , que tem avançado na promoção da pesquisa e inovação em áreas de tecnologia, além de fomentar a cooperação entre instituições de pesquisa, universidades e empresas de todo o mundo. Alinhado ao conceito ESG – [Environmental, Social and Governance, em português Meio Ambiente, Social e Governança], o Parque se tornou referência na prospecção de parceiros desenvolvedores de arranjos sociais, com impactos sobre o bem estar da sociedade e do meio ambiente.

Segundo o secretário Maurício Munhoz, o Fórum Pensando Mato Grosso abordará dois eixos centrais de importância regional e mundial – Mudanças Climáticas e Fontes de Energias Renováveis.  “O estudo das águas, desenvolvido pela secretaria e Parque Tecnológico, será apresentado diante dos principais líderes mundiais, que, a todo momento, cobram iniciativas de Mato Grosso. A crise climática continua sendo a maior ameaça de longo prazo que a humanidade enfrenta. Para Mato Grosso, sentar à mesa com líderes mundiais e organismos internacionais, propondo soluções tangíveis, é sair do discurso e partir para a prática”, defendeu, através da assessoria.

O estudo é complexo e visa definir um plano de governança para o uso sustentável da água, a partir do monitoramento das principais bacias hidrográficas do Estado, e uma projeção das áreas de maior consumo para produção. O documento será apresentado pelo governador Mauro Mendes durante a 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 27), que começa na próxima semana e vai até dia 18, em Sharm El Sheikh, no Egito.

Com o uso sustentável da água, Mato Grosso reafirma o compromisso internacional de defesa do meio ambiente e a implantação de políticas públicas capazes de mitigar os impactos causados pelas mudanças climáticas.

Para debater o impacto das Mudanças Climáticas, o fórum receberá, a secretária de Estado de Meio Ambiente (Sema), Mauren Lazzaretti, e o biólogo e doutor em Ecologia, Rafael Nunes. O biólogo está à frente das principais pautas ambientais desenvolvidas pelo Parque Tecnológico e é um dos responsáveis pelo projeto de monitoramento do potencial hídrico do Estado. Após a palestra, haverá uma mesa redonda com debatedores convidados e público participante.

À tarde, o fórum abordará aFontes de Energias Renováveis. Neste painel, a expectativa é pela participação de especialistas da Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional e de pesquisadores mato-grossenses e especialistas convidados.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Incêndio atinge prédio comercial no centro de Sinop

Um princípio de incêndio em um prédio comercial movimentou...

Nota MT vai sortear 2 mil ingressos para etapa da Stock Car em Cuiabá

A secretaria estadual de Fazenda (Sefaz-MT), por meio do...

Novo desembargador em Mato Grosso será empossado na próxima semana

O advogado Ricardo Gomes de Almeida toma posse no...
PUBLICIDADE