PUBLICIDADE

Escolas estaduais em Lucas do Rio Verde, Sorriso , Colíder e Alta Floresta podem aderir ao modelo cívico-militar

PUBLICIDADE
Só Notºicias (foto: assessoria/arquivo)

A secretaria estadual de Educação publicou, ontem, editais de chamamento para consulta pública sobre a proposta de converter 66 escolas regulares de 28 municípios ao modelo de gestão cívico-militar. São diversas escolas na capital, Várzea Grande e Rondonópolis. Em Sorriso, as escolas Ignacio Shevinski Filho e Mario Spinelli, em Lucas do Rio Verde, a escola Dom Bosco, em Alta Floresta, a Jardim Universitário, em Colíder, a escola Milton Pompeu de Barros, em Ipiranga do Norte, a escola Andre Maggi, em Terra Nova do Norte, a 12 de Abril,.

As audiências previstas para 24 e 25 deste mês devem ocorrer nas próprias unidades contempladas, com participação da comunidade escolar com as opiniões de servidores, estudantes e familiares, reunindo opiniões e manifestações sobre a proposta de conversão.

O secretário Alan Porto defende o formato como essencial para dar legitimidade às decisões. “O que estamos fazendo é abrir a porta para o diálogo e garantir que a decisão seja construída com quem está na ponta. Isso melhora a política pública e fortalece a confiança na escola”.“Estamos ampliando um modelo que tem mostrado resultados consistentes na organização do ambiente escolar, mas fazemos isso do jeito certo, ouvindo quem vive a escola todos os dias”, disse.

Atualmente, a rede estadual conta com 105 unidades no modelo cívico-militar e, com a nova etapa, é ampliado o alcance.

A meta do governo, segundo a Seduc, é chegar a 205 escolas cívico-militares ainda este ano. Para isso, até abril, a secretaria também prevê a publicação de novos editais para consulta pública em outras 34 unidades. “A mudança ocorre apenas na forma de gestão, que passa a ser compartilhada. A Gestão Pedagógica permanece integralmente sob responsabilidade dos profissionais da educação, que são os diretores, coordenadores pedagógicos e professores civis da rede estadual, seguindo a Base Nacional Comum Curricular”, explicou o secretário. Na Gestão Administrativa e em ações relacionadas à disciplina, entram militares da reserva, com atuação restrita ao apoio à gestão, organização de pátio, controle de entrada e saída, atividades de civismo e transmissão de valores como disciplina, hierarquia e organização.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE