Os 200 homens do Exército, que reforçarão a ação integrada contra o desmatamento ilegal na região Norte de Mato Grosso, acabam de chegar em Sinop. A princípio, eles ficarão instalados na sede do Tiro de Guerra. No entanto, em entrevista ao Só Notícias, o prefeito Juarez Costa afirmou que a administração municipal cedeu o espaço do ginásio do São Cristóvão. Até amanhã, será definido o local.
Os soldados e oficiais fazem parte do Comando Militar do Oeste, cuja sede é em Campo Grande (MS) e compreende os Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e da 13ª Brigada, sediada em Cuiabá. 17 caminhões para reforçar o efetivo na ação contra o desmatamento ilegal. As equipes ficarão sob o comando do general Bernardes e do subcomandante, general Pereira.
Conforme Só Notícias já informou, o Exército ficará responsável por auxiliar no processo de logística e remoção dos materiais apreendidos no Estado. Nenhum tipo de material, desde máquinas, caminhões e madeira, ficará em Mato Grosso. Assim que forem apreendidos serão levados para Brasília. O material apreendido será destinado as atividades do interesse público.
A Polícia Federal vai trabalhar junto com os fiscais do Ibama e da Sema na investigação dos crimes ambientais e na averiguação das áreas embargadas. Também será de responsabilidade da PF juntamente com o Ibama a proteção as áreas federais. A Força Nacional atuará no trabalho de proteção e articulação das operações que forem necessárias.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) já está atuando nos principais eixos de escoamento do ilícito, bloqueando e apreendendo as cargas transportadas de forma irregular.