PUBLICIDADE

Equipe fará diagnóstico do setor da construção civil de Mato Grosso

PUBLICIDADE

O Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT) recebe, amanhã, às 15h30, na sede da Procuradoria Regional do Trabalho da 23ª Região (PRT23), a equipe responsável pela pesquisa que avaliará as condições de trabalho no setor de construção civil e pesada do Estado. O projeto é fruto de uma destinação realizada pelo MPT e resultado de um convênio firmado entre a instituição, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Fundação Uniselva.

A execução da pesquisa também contará com o apoio do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST/SES/MT), do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de Cuiabá e Municípios (SINTRAICCCM) e do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada e Afins do Mato Grosso (SINTECOMP).

O evento marca o início dos trabalhos e a apresentação do grupo que irá a campo para entrevistar trabalhadores em canteiros de obras. “Este encontro é importante para mostrarmos como a pesquisa será feita, o que já conseguimos e apresentar as próximas diretrizes”, explica Ageo Mário Cândido, coordenador do projeto, professor doutor do Instituto de Saúde Coletiva da UFMT e técnico do CEREST-SES-MT.

Segundo Cândido, o estudo tem como objetivo avaliar, por meio de uma ampla pesquisa, o cenário da construção civil e pesada em Mato Grosso. “Serão analisados os riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes na construção civil e pesada. Também serão avaliadas várias morbidades relacionadas ao trabalho, como distúrbios auditivos e vocais, hipertensão arterial, alcoolismo, tabagismo, doenças respiratórias, saúde bucal, entre outras”, conta.

A procuradora-chefe do MPT em Mato Grosso, Marcela Monteiro Dória, também falou sobre a importância da iniciativa. “A pesquisa é um instrumento da mais alta relevância que potencializará, através do conhecimento aprofundado da realidade do trabalho na construção civil em Mato Grosso, a defesa dos direitos dos trabalhadores do setor no Estado”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretaria adia interrupção no tráfego da estrada Chapada-Cuiabá

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) confirmou...

Trabalhador em condição análoga à de escravo é resgatado de carvoaria em Mato Grosso

Em ação de combate ao trabalho escravo contemporâneo, o...

Mulher que estava em moto morre após colisão com carro no Nortão

Um acidente de trânsito envolvendo um carro e uma...
PUBLICIDADE