Estudantes e Professores do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Primavera do Leste conquistaram o 2º lugar na Copa do Mundo de Robôs, a Mundial RoboCup 2025. O time do laboratório Tecnologia para AgroEcossistemas Sustentáveis (TechAgroS) participou da competição entre os dias 16 e 21 deste mês, em Salvador (BA).
A equipe da TechAgroS levou para o campeonato uma equipe de drones autônomos e competiram na nova categoria criada por brasileiros, a Flying Robots. Concorreram ao páreo outras três equipes, entre elas a BahiaRT (UNEB/BA), que levou o 1º lugar. O objetivo da categoria é testar os donos em missões de busca e resgate. Na arena, os drones executaram missões de pouso, decolagem, navegação, transporte, localização e controle independentes.
Os estudantes são do curso de Engenharia de Controle e Automação do IFMT, e os professores foram responsáveis pelo suporte operacional do time assim como acadêmico e metodológico. A delegação se tornou a primeira equipe do laboratório a participar de uma competição internacional desde sua estruturação, em 2022.
O coordenador do Laboratório Maker TechAgroS, Willians Ribeiro Mendes, conta sobre a participação no campeonato e a honra de ter representando o Instituto e o estado de Mato Grosso. “Foi, antes de tudo, um ato de coragem coletiva. Levamos um projeto concebido num laboratório do interior do estado e, diante de universidades do mundo inteiro, mostramos que nosso conhecimento tem potência global. Voltar para casa com o 2º lugar prova que dedicação e resiliência gera resultados concretos e inspira novos talentos. Ver nossos estudantes resolverem problemas de hardware e software confirma que a educação pública pode ser protagonista na fronteira da inovação”.
A estudante do sétimo semestre de engenharia de controle e automação, Nayanna Silva, responsável pela parte de pilotagem e autonomia de voo do drone, comenta sobre a experiência no evento. “Foi uma honra enorme. Competimos com times nacionais e internacionais. A experiência ampliou minha visão sobre o que é possível fazer com engenharia e robótica e me motiva a continuar pesquisando para, quem sabe, voltar e conquistar o topo do pódio”.
O estudante do oitavo semestre do mesmo curso, Álvaro Cecatto, responsável pela visão computacional e mapeamento do drone conta sobre a copa e a representação disso para o estado. “Foi incrível competir e aprender com outras equipes. Mato Grosso tem tudo a ver com a categoria Flying Robots, porque as fazendas estão adotando drones pulverizadores cada vez mais. Para chegar aqui tivemos de dominar visão computacional e mapeamento. Agora sabemos que ainda há muito a evoluir no hardware e no software do nosso drone. O segundo lugar nos anima a trabalhar ainda mais para que Mato Grosso vire referência nesta tecnologia.”
Delegação TechAgroS
Estudantes
Robert Andrade (7º Sem. Eng.controle e Automação)
Álvaro Cecatto (8º Sem. Eng.controle e Automação)
Nayanna Silva (7º Sem. Eng.controle e Automação)
Nicolas Hammes (5º Sem. Eng.controle e Automação)
Caique Barbosa (2º Sem. Eng.controle e Automação)
Docentes
Willians Ribeiro Mendes (eng.Elétrica)
Júnio Santos Bulhões (eng.Controle e automação)
Douglas Edson Dias (eng.Mecânica)
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.