Os industriais madeireiros do Nortão e de outras regiões devem deixar de perder muito tempo para obterem determinadas autorizações da secretaria Estadual de Meio Ambiente para desempenhar suas atividades. A mais recente iniciativa dos servidores da coordenadoria de Créditos de Recursos Florestais (CCRF), setor que também responde pelo Cadastro de Consumidores de Produtos Florestais (CC-SEMA) criou uma nova rotina de trabalho aprimorando os procedimentos que permite reduzir em mais de 100% do tempo de resposta nas demandas que atendem principalmente o setor madeireiro.
“Em 2016 decidimos fazer um planejamento para criar uma rotina de trabalho mais funcional e eficiente, apresentamos para os servidores que abraçaram a ideia e começamos a desenvolver o trabalho otimizando o tempo de resposta dos procedimentos. Hoje o checklist de documentos para se dar entrada num processo que antes demorava até 10 dias é feito em 24 horas e a análise dos processos que antes demorava 50 dias hoje é feito em até 3 dias”, explicam Evandro Müller, coordenador de Créditos de Recursos Florestais e Davi Palma da Silva Pereira, gerente de Controle de Recursos Florestais. Eles desenvolveram o planejamento junto com servidores do setor por iniciativa próprias.
Ano passado o setor de recursos florestais na Sema respondeu por 85,05% do total de processos protocolados através da Plataforma e-SAC. Deste total, que representam 5.241processos, corresponderam a processos de cadastros novos de CC-SEMA e renovações de cadastro de CC-SEMA o montante de 3.929 processos, ou seja, 74,97% do montante dos processos e-SAC destinados ao setor, aponta a assessoria.
Os coordenadores acrescentam que, anteriormente, os protocolos eram aceitos com 4 documentos no checklist para depois serem distribuídos para a análise técnica que podia demorar até 50 dias. Hoje o checklist é realizado em até 24 horas sendo exigidos 14 documentos. E a análise técnica é realizada em até 3 dias.
Evandro e Davi expuseram ainda que não houve contratação de nenhuma consultoria para criar a nova rotina e que foi a iniciativa do setor que proporcionou oferecer um trabalho mais eficiente com menos tempo de resposta. “Nossa equipe é formada por 12 servidores, todos comprometidos com o trabalho e em cumprir as metas estipuladas e por isso o setor tem conseguido esse desempenho”, concluiram.
DEMANDA- No ano de 2016 a CCRF executou 16.395 procedimentos operacionais para atender 13.345 demandas do setor madeireiro.
O relatório detalhando procedimentos, demandas, indicadores, metas e planejamento podem ser conferidos no endereço eletrônico http://www.sema.mt.gov.br/portalsisflora/index.php/relatorios