Os três aviões da base do Nortão que combaterão incêndios florestais não chegaram nessa semana em Sinop conforme a previsão feita pelo Comitê de Gestão e Combate ao Fogo da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema). O major Héctor Péricles informou ao Só Notícias que os processos administrativos atrasaram a locação das aeronaves. “Somente após resolvermos toda a documentação, foi possível a assinatura do decreto, publicado ontem no Diário Oficial e, na próxima semana estarão em Sinop”, afirmou.
Apesar de chegarem no final do período proibitivo de queimadas, Péricles ressalta que nesse ano servirá de piloto para 2009. “Estaremos fazendo testes de comunicação, abastecimento, eficácia das aeronaves e todo sistema de funcionamento para combate. No ano seguinte estarão no município no começo do período proibitivo”. O major declara que no ano que vem aumentará o número de bases no Estado. “Nesse ano estão sendo implantadas em Sinop e São Félix do Araguaia e em 2009 serão cinco, implantando também em Colniza, Campo Novo dos Parecis e uma base na baixada cuiabana”.
A prioridade será de combate a incêndios em parque florestais, áreas indígenas e áreas privadas, conforme a necessidade e avaliação dos bombeiros. Os aviões têm capacidade de carregar mil litros de água ou retardante químico, atuando direto nos focos com as aeronaves combatendo em sequência. O reabastecimento será no aeroporto mais próximo com apoio de caminhões com moto-bombas para encher os tanques. Um batalhão de 100 homens do Corpo de Bombeiros ficará de prontidão em Cuiabá e podem ser deslocados para qualquer local do Estado para ajudar nos combates.