Com o propósito de sensibilizar trabalhadores e empregadores para a adoção de medidas que garantam a segurança no ambiente de trabalho, um ato público pelo Trabalho Seguro será realizado na segunda-feira (7), na Arena Pantanal, em Cuiabá. O evento contará com a presença do presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro João Oreste Dalazen, e do governador Silval Barbosa, além de outras autoridades. O jogador Rogério Ceni também confirmou presença.
As atividade terão início, às 8 horas, com um café da manhã, seguido de uma programação com apresentação artística da dupla Nico e Lau, de grupos de Siriri e vídeos sobre a prevenção de acidentes. Às 10 horas será realizado o Ato Público, que inclui a visita pelo canteiro de obras da Arena.
O Ato Público é uma iniciativa do Grupo de Trabalho Interinstitucional (Getrin), criado no último dia 9 de abril deste ano com o objetivo de desenvolver atividades permanentes e contínuas voltadas à promoção da saúde do trabalhador e ao fortalecimento da Política Nacional de Saúde e Segurança no Trabalho.
Vinculado à Rede Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, o Getrin 23 é presidido pelo TRT/MT tendo como membros as secretarias estaduais da Copa do Mundo (Secopa) e de Trabalho e Assistência Social (Setas),Ministério Público do Trabalho, OAB, Federação das Indústrias (Fiemt), Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil da Baixada Cuiabana, Consórcio Santa Bárbara e Mendes Júnior e Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho em Mato Grosso (Amatra 23).
O Ato Público em Cuiabá é parte de um cronograma de 12 eventos semelhantes que estão sendo organizados em todo o país como parte do Programa Nacional de Prevenção encabeçado pela Justiça do Trabalho e que tem como parceiros os ministérios da Saúde, Previdência Social, Trabalho e Emprego e a Advocacia-Geral da União.
O evento em Cuiabá será o terceiro do país. O primeiro Ato Público pelo Trabalho Seguro na Construção Civil foi realizado no início de Abril nas obras de reconstrução do estádio do Maracanã, seguido de evento em Natal (RN).
De acordo com o secretário adjunto de Trabalho e Emprego da Setas-MT, Jean Estevan Campos Oliveira, trata-se do início de um grande trabalho de sensibilização sobre esse tema que já vitimou milhares de pessoas. "Diante do grande número de obras em execução em Mato Grosso, principalmente com o advento da Copa do Mundo de 2014, é notório o aumento da mão-de-obra no Estado. Paralelo a isso, deve se aumentar também os cuidados com os nossos trabalhadores, por meio da adoção de medidas que garantam a segurança dos nossos trabalhadores. Essa deve ser a prioridade em todos os canteiros de obras", pontuou Jean Estevan, que também preside o Conselho Estadual do Trabalho (CETb-MT).
A intenção do Ato Público, conforme o presidente do TRT mato-grossense, desembargador Tarcísio Valente, é envolver o maior número possível de trabalhadores, não apenas os da construção da Arena Pantanal, mas também os que prestam serviços em outras obras relacionadas à Copa do Mundo de 2014.
"A Justiça do Trabalho está atenta ao aumento do número de acidentes de trabalho, tema de uma campanha que está sendo desenvolvida em todo o país. Nós, de Mato Grosso, temos – além da construção civil- outros dois setores com os quais nos preocupamos: o de frigoríficos e a de madeireiras".