Um dos líderes do movimento confirmou, há pouco, ao Só Notícias, que os representantes das entidades e manifestantes liberaram a passagem de veículos na rodovia federal nas proximidades de um trevo na cidade paraense de Novo Progresso (596 quilômetros de Sinop). No entanto, poderá ocorrer uma nova interdição a partir do dia 16 deste mês.
Segundo a fonte, as entidades entenderam que houve respaldo positivo das autoridades políticas como a do ministro da Agricultura, Blairo Maggi (PP), e do deputado federal Nilson Leitão (PSDB), que se comprometeram em ajudar na revogação da Medida Provisória 756/2016 que alterou limites das unidades de conservação e acabou pegando áreas produtivas da região. Eles apontam que este fato vai acarretar em perdas econômicas para o município.
A medida foi tomada para a viabilizar a construção da ferrovia “Ferrogrão”, que ligará Sinop a Miritituba, no Pará. A previsão do governo é lançar tanto o edital quanto o leilão no 2º semestre deste ano. Com investimentos estimados em R$ 10 bilhões, o governo federal poderá conceder a Ferrogrão por até 60 anos como forma de atrair empresas interessadas