PUBLICIDADE

Entidades debatem melhorias para idosos em Sinop

PUBLICIDADE

A Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação realizouno Centro de Convivência Social Dom Henrique Froelich (Clube dos Idosos), a 1ª Conferência Municipal do Idoso, ontem.

Participaram dos debates cerca de 50 pessoas, sendo a maioria representantes de entidades ligadas a trabalhos sociais de proteção a pessoa idosa, como Lar dos Vicentinos, Clube dos Idosos, Associação dos Aposentados, Clube da Melhor Idade e Conselho Municipal do Idoso.

Foram montados grupos de trabalho para sugerir ações e propostas relacionadas principalmente ao cumprimento do estatuto do idoso. “Hoje nem mesmo os próprios idosos conhecem as leis que os favorece e beneficia. Por isso na maioria das vezes eles não buscam seus direitos” destacou o presidente do Clube dos Idosos, Aldino Sheck.

A secretária de Assistência Social, Renata Pauli Leitão, destacou que a maior preocupação dos órgãos protetores dos direitos dos idosos é em relação à violência, abandono e maus tratos. “O mais grave é que essa violência na maioria das vezes acontece dentro de casa. E a denúncia raramente acontece, em função do vínculo afetivo ou pelo medo de novas agressões”, explicou.

De acordo com o Conselho Nacional do Idoso, existem no Brasil aproximadamente 16 milhões de pessoas com idade superior a 60 anos, ou seja, mais de 6% da população brasileira. “Esse número tem aumentado muitos nos últimos anos, por isso a necessidade de se criar políticas sociais de acordo com o perfil e necessidade dessa classe”, disse a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Marilda de Paula.

As sugestões feitas no evento foram registradas em ata e serão apresentadas durante a 2ª Conferência Estadual do Idoso, que acontece em Cuiabá no mês de agosto.

Em Sinop existe uma população idosa de, aproximadamente, 4,2 mil pessoas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE