As entidade Caopa e Ebenezer estarão realizando a Tenda da Cidadania, na semana que vem, durante o I Simpósio de Ciências Jurídicas do Norte de Mato Grosso que se realizará no tatersal da Acrinorte, em Sinop, a partir da próxima quinta-feira (19). Na tenda estarão a venda todos os produtos as equipes de trabalho confeccionam, além da mesma equipe produzir e servir o coffe-break para os acadêmicos nas oficinas e para os magistrados no Encontro Regional de Juízes, evento paralelo ao simpósio.
A entidade CAOPA surgiu em 2001 a partir da constatação de que, nesta região, não se tinha um local com estrutura física ou de pessoal para trabalhar na prevenção da marginalidade infanto-juvenil. Assim, o objetivo da entidade é fortalecer o vínculo familiar, escolar e motivar o adolescente a desenvolver seus talentos para futuro ingresso no mercado de trabalho, quando atingir a idade legal.
Hoje atende um total de 69 adolescentes, todos devidamente matriculados e freqüentando o ensino fundamental (somente três é que já cursam o 2o grau) e oferece atividades de 2a a 6a feira, em dois turnos, das 07:00 às 11:00horas e das 13:00 às 17:00 horas e no sábado das 08:00 às 11:00horas e das 14:00 às 17:00 horas. São aulas de dança de rua, espanhol, inglês, teatro, flauta, reforço escolar (acompanhamento nas tarefas), aulas de percussão, grupo de pagode, informática e cultivo de hortaliças em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura.
Para que cada família incentive o seu filho a acompanhar as atividades, por tratarem-se de famílias bastante carentes financeiramente, há a entrega de um kit alimentação, mensalmente. No projeto oferece-se, ainda, o uniforme e uma refeição para cada turno. A sede do Caopa fica no bairro Boa Esperança. O projeto principal é denominado Primeiros Passos e tem a duração de quatro anos, se o adolescente ingressou com 12 anos. Para o sustento deste, existem outros como a produção de pães, cucas e biscoitos e de sabão de álcool em gel, buscando recursos para fazer frente às despesas e melhorar a qualidade de vida de famílias cadastradas.
Amanhã estaremos divulgando uma matéria sobre os projetos desenvolvidos no centro Ebenezer, uma instituição ligada à Assistência Social Beneficente Evangélica – ASBE, afiliada à Igreja Evangélica Assembléia de Deus – campo de Sinop, coordenado pelo juiz João Manoel Guerra.