O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sinop (Aces), Marlon Pavanello, disse, em entrevista, ao Só Notícias, que o festival gastronômico ‘Food Truck Na Estrada’, trará benefícios, conhecimentos e modelo de organização aos vendedores de lanches de trailers no município. “A forma de realização deste do evento seria uma forma ideal para ser aplicada aos vendedores de lanche em Sinop. Trabalhando em locais adequados, regularizados e com as devidas licenças sanitárias vão conseguir atrair mais clientes. Consequentemente vão conseguir vender mais. É preciso oferecer credibilidade dos produtos que essas pessoas vendam. Agora estando estacionados em calçadas e invadido locais de acessibilidade é complicado”.
Ainda de acordo com o presidente da associação, o mercado de Food Truck tem se destacado na oferta de alimentos diferenciados. “É um evento positivo. Nós vemos com bons olhos e o mercado de Food Truck cresce muito na área gastrônoma em todo o país. É um setor americanizado mas está se adaptando muito bem no Brasil. Existe regras para o funcionamento e isso é importante. Entendemos que todo evento que seja regularizado, em locais adequado não tem porque prejudicar os comerciantes locais. Movimentará e fomentará o comércio com movimento maior de pessoas. Eles não estarão invadido calçada e devem cumprir as regras da vigilância sanitária”.
O festival ocorrerá em Sinop entre os dias 20 e 23, no estacionamento da catedral Sagrado Coração de Jesus, no centro. Serão pelo menos 15 caminhões com alimentação de diversa regiões do país. A organizadora do festival, Michele Velho, apontou que o evento promove a cultura gastronômica, movimenta o comércio local e empregos temporários. “Os ‘food trucks’ da cidade são convidados para participarem do festival sem custo algum. Compramos 80% dos produtos vendidos na feira no município. Carne, bebida, hortifrúti e outros itens são comprados na cidade. Além disso, 50% da mão-de-obra é de moradores do município. Em cada food truck trabalham duas pessoas. Os demais são contratados”, disse, anteriormente, ao Só Notícias.
Conforme Só Notícias já informou, entidades apoiaram a prefeitura na ação sobre retirada dos vendedores ambulantes, cumprindo recomendação do Ministério Público, para o comércio irregular de ambulantes (produtos variados e alimentos) ser coibido na área central da cidade. Fiscais tributários e da vigilância sanitária fizeram recolhimento de mercadorias vendidas por ambulantes (relógios, óculos e outros) nas calçadas.
Além disso, também foi retirado, por um guincho, um trailer de lanches que estava na Júlio Campos esquina com avenida das Itaúbas. O trailer estaria estacionado de forma irregular, sem nenhuma placa de orientação e impostos atrasados. O objeto foi recolhido pela Guarda Municipal.