quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Engenheiros explicam porque construções em Sinop têm pequenas fissuras

PUBLICIDADE

Quem ainda não viu uma pequena rachadura na parede de sua casa, da empresa ou de qualquer outras construção pouco tempo depois dela ser construída ou reformada ? . Uma parte considerável dos imóveis em alvenaria em Sinop apresenta estas fissuras. “Isso incomoda os proprietários, mas não é causa de problemas maiores”, é o que explicam engenheiros civis. Segundo eles, Sinop possui uma grande variação térmica e um solo arenoso, que são grandes fatores para o surgimento de fissuras(pequenas rachaduras) nas paredes das construções.

Conforme os engenheiros, todos os materiais possuem um coeficiente de dilatação e, com a variação térmica, sendo o dia muito quente e a noite mais fria, as paredes dilatam e retraem, provocando as chamadas fissuras.

Outro fator que contribui para o surgimento das pequenas rachaduras é o tipo de solo que Sinop possui e que varia de bairro para bairro. Segundo os engenheiros, a maioria das construções é feita com fundações rasas, as chamadas sapatas ou vigas, e como o solo é “mole”, há uma movimentação das paredes. 

“O correto seria a construção de fundações (vigas) mais profundas”, afirma o engenheiro Auro Antonio De Maman. Conforme ele, em certos pontos seria necessário a construção de estacas com 3 a 5 metros de profundidade, abaixo das sapatas, para dar suporte a construção, o que na maioria das vezes não é feito pois gera um custo muito alto.

Segundo Alessandro Salles da Silva, essas fissuras não acarretam problemas maiores, como o de grandes rachaduras. “O que incomoda mais é o visual, mas não a estrutura”, ressalta, tranqüilizando os sinopenses.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Dois morrem em colisão entre caminhões e carreta na BR-163 em Nova Mutum

O acidente envolvendo dois caminhões VW brancos e uma...

Juara vai definir empresa para implementação de monitoramento urbano

O procedimento licitatório, definido para dia 7 do próximo...

Motociclista atinge carreta estacionada e morre em Sinop

Um motociclista morreu, há pouco, após sofrer um acidente...
PUBLICIDADE