Quem ainda não viu uma pequena rachadura na parede de sua casa, da empresa ou de qualquer outras construção pouco tempo depois dela ser construída ou reformada ? . Uma parte considerável dos imóveis em alvenaria em Sinop apresenta estas fissuras. “Isso incomoda os proprietários, mas não é causa de problemas maiores”, é o que explicam engenheiros civis. Segundo eles, Sinop possui uma grande variação térmica e um solo arenoso, que são grandes fatores para o surgimento de fissuras(pequenas rachaduras) nas paredes das construções.
Conforme os engenheiros, todos os materiais possuem um coeficiente de dilatação e, com a variação térmica, sendo o dia muito quente e a noite mais fria, as paredes dilatam e retraem, provocando as chamadas fissuras.
Outro fator que contribui para o surgimento das pequenas rachaduras é o tipo de solo que Sinop possui e que varia de bairro para bairro. Segundo os engenheiros, a maioria das construções é feita com fundações rasas, as chamadas sapatas ou vigas, e como o solo é “mole”, há uma movimentação das paredes.
“O correto seria a construção de fundações (vigas) mais profundas”, afirma o engenheiro Auro Antonio De Maman. Conforme ele, em certos pontos seria necessário a construção de estacas com 3 a 5 metros de profundidade, abaixo das sapatas, para dar suporte a construção, o que na maioria das vezes não é feito pois gera um custo muito alto.
Segundo Alessandro Salles da Silva, essas fissuras não acarretam problemas maiores, como o de grandes rachaduras. “O que incomoda mais é o visual, mas não a estrutura”, ressalta, tranqüilizando os sinopenses.