quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Enfermeiros recuam e desistem de greve no Hospital Regional de Sinop

PUBLICIDADE
Só Notícias/David Murba (foto: Só Notícias)

A assessoria do Hospital Regional de Sinop confirmou, há pouco, que a greve dos profissionais da enfermagem, que estava prevista para iniciar hoje, foi adiada. Uma fonte de Só Notícias disse que houve reuniões dos funcionários e diretores da unidade e foi apontada liberação de um salário até terça-feira (20). Com isso, a categoria aceitou e decidiu manter os trabalhos. O atraso seria de dois meses. Segundo o presidente do Sindicato dos Profissionais de Enfermagem do Estado do Mato Grosso (Sinpen-MT), Dejamir Souza Soares, a unidade tem 500 trabalhadores e a folha salarial é de R$700 mil.

O motivo da deflagração de greve, apontado em documento do sindicato, era pelos “inúmeros descumprimentos da legislação trabalhista e convenção coletiva de trabalho, em especial, salários atrasados há dois meses, cestas básicas, vale alimentação e auxílio transporte”. Mesmo se a greve iniciasse hoje, seriam mantidos 30% do efetivo trabalhando nas enfermarias e 50% trabalhando na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e na Central de Material Esterilizado.

Conforme Só Notícias já informou, há poucos dias, o juiz da 6ª Vara Cível, Mirko Vicenzo Giannotte, negou o pedido do Ministério Público Estadual para bloquear R$ 5,2 milhões do Instituto Gerir, responsável pela administração do Hospital Regional. O objetivo, segundo o promotor Pompílio Paulo Azevedo Silva Neto, que ingressou com a ação, era garantir os salários dos funcionários, além de insumos para funcionamento da unidade. Para o magistrado, no entanto, o pedido se mostrou “impertinente”, em razão da falta de repasses por parte da Secretaria Estadual de Saúde. Mirko apontou que o contrato tem vigência até o final deste mês e que o último pagamento feito pelo governo estadual foi referente ao mês de agosto. “Ou seja, os pagamentos encontram-se em atraso, impossibilitando, assim, que as empresas administradoras adequem seus débitos referentes ao hospital”.

Com a greve dos enfermeiros o atendimento para quem está na imensa fila deve demorar ainda mais. Cerca de 50 pacientes que precisam passar por algum tipo de intervenção cirúrgica ou avaliação com médico ortopedista entre outros procedimentos, estão internados- alguns há mais de 30 dias- na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) aguardando vagas para serem transferidos ao Hospital Regional de Sinop. Segundo o secretário de Saúde, Gerson Danzer, a unidade tem 12 leitos, os demais pacientes ficam acomodados em lugares improvisados. Ainda de acordo com Danzer a UPA continua realizando os exames de raio x, em pacientes que são encaminhados do regional, em média de 5 a 10 por dia.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Esposa e quatro réus são condenados em júri popular por homicídio qualificado em MT

O Ministério Público informou, hoje, que os réus Nathalia...

Edital de convocação 001/2024 Assembleia de Sócios – INTERVIAS

INTERVIAS – CONCESSIONÁRIA DA EXPLORAÇÃO DA RODOVIA MT242/493/140 COM...

Carro sobe em calçada após colisão com moto no Nortão; um ferido

O acidente de trânsito envolvendo um Hyundai HB20 branco...
PUBLICIDADE