A prefeitura recebeu as propostas na licitação que visa contratação de empresas para coletar, transportar e dar destinação final aos resíduos sólidos do município. Uma empresa do Paraná ofereceu o melhor preço (R$ 4,8 milhões) e ficará responsável pela coleta. Outra companhia, de São Paulo, com a oferta de R$ 2,4 milhões arrematou o transporte. Uma empresa de Sorriso ofertou R$ 4,3 milhões e deverá ficar responsável pela destinação final do lixo.
Segundo a assessoria da prefeitura, a equipe técnica avaliará as planilhas entregues pelas empresas para verificar se atendem às exigências do edital. Em seguida, conforme o cronograma, o resultado deverá ser homologado. A prefeitura informou que acredita em um prazo de 40 dias para encerrar o processo. “Se as empresas e valores forem confirmados ao final da licitação, a prefeitura deverá desembolsar pouco mais de R$11 milhões”.
Não foi confirmado quando a prefeitura iniciará a cobrança da taxa de lixo dos moradores.
Conforme Só Notícias já informou, o juiz da 6ª Vara Cível, Mirko Vicenzzo Gianotte, havia considerado “vago” o prazo de 60 dias, previsto inicialmente pela prefeitura para acabar com os lixões irregulares no município e evitar diversos problemas, dentre eles a fumaça que acaba trazendo riscos para aeronaves que operam no aeroporto municipal. O magistrado destacou que a prefeitura, “dentro de sua competência administrativa”, fez pedido, no último semestre, para prorrogar a data limite para resolução do problema até 31 de julho. A solicitação, segundo ele, sequer foi analisada, em razão dos trâmites que visam assegurar uma “justa decisão”.
Baseado no posicionamento dado ao Só Notícias, pelo secretário de Governo, há poucos dias, prevendo até 60 dias para resolução do problema, Mirko frisou que, se a prefeitura, “dentro de sua sapiência administrativa”, sabia que o prazo até o final do mês passado não seria suficiente, “por que não orquestrou pedido maior? Seria melzinho na chupeta?”, questiona o magistrado.
O juiz relembrou ainda que, em 2014, concedeu maior prazo para a prefeitura acabar com os lixões irregulares, em razão do período chuvoso. Para ele, caso se confirme a previsão apresentada pela prefeitura, a situação poderia se repetir. “Então, estaríamos mais uma vez dentro de período similar, ou seja, 25 de outubro seria ‘período de chuvas’”. O magistrado reforçou também que “alguma inércia” da gestão do prefeito Juarez Costa em resolver o problema imputará em “imediato fechamento dos lixões ou outra medida paliativa já anunciada” (fechamento do aeroporto).
Este foi o terceiro procedimento licitatório para contratar empresas especializadas em coleta, transporte e destinação final dos resíduos sólidos domésticos e comerciais urbanos do município. No total, os vencedores da licitação deverão ser responsáveis por até 2,7 mil toneladas de resíduos gerados no município, mensalmente.