quarta-feira, 24/abril/2024
PUBLICIDADE

Empresas transportadoras vão responder por sonegação de ICMS

PUBLICIDADE

A Secretaria de Fazenda vai autuar 25 empresas transportadoras que desviaram notas fiscais de mercadorias por elas transportadas, com o intuito de sonegar o Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) devido aos cofres do Tesouro Estadual. Essas empresas vão responder como co-responsáveis e solidárias com a obrigação tributária, para que o Estado possa receber o imposto das mercadorias desviadas. O valor desviado não foi informado, mas é considerado relevante.

No início deste ano o número de terceiras vias retidas no segmento de transportadoras era de 40.208 e em setembro já foi de 74.600 vias, conforme levantamento da Corregedoria Fazendária de Mato Grosso. Nesse sentido, foram realizadas 28 inspeções nos serviços executados nas transportadoras, apontando para a fiscalização 117 empresas a serem fiscalizadas pela Superintendência Adjunta de Fiscalização.

As transportadoras já foram identificadas e a Secretaria de Fazenda (Sefaz) possui todos os arquivos correspondentes às notas fiscais desviadas. Outras empresas também já foram identificadas praticando omissão de escrituração de notas fiscais de mercadorias de outros Estados e nos próximos dias a Sefaz vai enviar os débitos de ICMS que deverão ser recolhidos para Mato Grosso.

O mesmo trabalho é feito nos Postos de Fiscalização da Polícia Rodoviária Federal, com objetivos semelhantes. “Estamos fazendo um amplo trabalho de combate a venda de terceiras vias no Estado de Mato Grosso, a fim evitar a sonegação de impostos” – destaca o secretário de Fazenda, Valdir Teis.

Além disso, o corregedor fazendário José Esperidião da Costa Marques informou que a Corregedoria da Sefaz também esteve diversas vezes no vizinho Estado de Mato Grosso do Sul e Goiás, copiando as notas fiscais que acobertam mercadorias com destino a Mato Grosso. “Essas notas estão sendo conferidas logo que os lançamentos são feitos na rede corporativa da Secretaria de Fazenda”, confirma.

Outro trabalho realizado pela Corregedoria no combate à venda de terceiras vias no Estado é o monitoramento mensal das atividades dos agentes de Tributos Estaduais escalados para prestar serviços de acompanhamento e fiscalização nas empresas transportadoras, nos Correios e Telégrafos, e nas empresas aéreas que operam no Aeroporto Marechal Rondon.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Termina dia 30 prazo para estudantes de MT se inscreverem no programa Jovem Senador

As inscrições para o processo seletivo do programa Jovem...

Meteorologia prevê mais calor em Mato Grosso até final do mês

A nova onda de calor em Mato Grosso deve...

ANAC instaura processo para apurar morte de cachorro que deveria ser levado para Sinop

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) informou, há...

Mãe e filha internadas no Nortão após acidente com moto e carro

Uma Honda Biz e Fiat Uno se envolveram em...
PUBLICIDADE