domingo, 5/maio/2024
PUBLICIDADE

Empresário e ex-secretários presos em operação no MT são liberados

PUBLICIDADE

A assessoria da Polícia Judiciária Civil confirmou a liberação do ex-secretário adjunto de Comunicação do Estado Elpídio Spiezzi Júnior, do ex-secretário de Administração coronel José de Jesus Nunes Cordeiro, que por volta das 19h, ontem, ainda esclarecia fatos. A assessoria do empresário Fábio Defanti também confirmou sua liberação da Defaz, por volta das 20h30. Os três foram presos em decorrência da Operação ‘Edição Extra’, que apura rombo de R$ 40 milhões num esquema de lavagem de dinheiro que envolvia gráficas de Mato Grosso.

Eles foram liberados depois de prestarem depoimento à delegada da Delegacia Especializada em Crimes Fazendários (Defaz), Liliane Murata. Cerca de 11 empresas são investigadas no esquema de fraude a processo licitatório de serviços gráficos. O prejuízo apurado já ultrapassa a ordem dos R$ 40 milhões. A Delegacia Fazendária, que conduz o caso, acredita ser possível que desvios tenham ocorrido em outras licitações.

Conforme o delegado Carlos Fernando Cunha, os secretários adjuntos Elpídio Espiezzi Junior (Secom) e Jose de Jesus Nunes Cordeiro (SAD), foram os responsáveis pelo processo fraudado pelas gráficas. “Os 2 foram coniventes com estes desvios ocorridos, repito, apenas em um contrato”. Eles foram presos e seguem à disposição da Justiça.

As gráficas envolvidas teriam fraudado o pregão 0299.583/2011/SAD, alvo principal da investigação. Eles lotearam a licitação, combinando preço e se articulavam para excluir empresas que não faziam parte do esquema e que, por ventura, participariam da licitação.

Além da fraude, as empresas entregavam materiais em quantidade inferior ao contratado, dividindo com agentes públicos o dinheiro pago a mais pelos serviços.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: andaime cede, trabalhador cai e morre

O homem sofreu acidente de trabalho, há pouco, enquanto...

Tamanduá resgatado em semicoma após ser atropelado retorna ao Pantanal

Um tamanduá-bandeira foi devolvido à natureza, este fim de...
PUBLICIDADE