sábado, 27/abril/2024
PUBLICIDADE

Empresa espera financiamento do BNDES e descarta devolver concessão da BR-163 do Nortão ao MS

PUBLICIDADE

A Odebrecht não deve devolver a concessão da BR-163, de Sinop até a divisa com Mato Grosso do Sul, para o governo federal. A empresa, no entanto, confirmou, por meio da assessoria da concessionária Rota do Oeste, responsável por administrar a rodovia, que enfrenta dificuldades para cumprir as obrigações contratuais devido a não liberação do financiamento de longo prazo acordado no lançamento do programa de concessões do governo federal. Segundo nota encaminhada ao Só Notícias, o contrato “foi analisado em tempo pela equipe técnica e aguarda aprovação da diretoria do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)”.

De acordo com a assessoria, a demora tem limitado “o poder de investimento em grandes obras neste momento”. No entanto, afirma que “a empresa está confiante que será possível chegar a uma solução entre as partes para garantir a continuidade do contrato e dos investimentos de forma sustentável, permitindo, assim, a constante melhoria da BR-163 para os usuários”. A Rota do Oeste ainda garantiu que, “apesar desta dificuldade”, tem buscado “alternativas a este financiamento público para manter a rotina de investimentos a fim de que a rodovia permaneça em boas condições de tráfego”.

Atualmente estão em obras trechos entre Cuiabá e Rosário Oeste e nas travessias urbanas de Sorriso e Nova Mutum. Segundo a assessoria, a conservação de rotina, com eliminação de buracos, roçada das laterais e manutenção da sinalização, também continua normalmente ao longo de todo o trecho sob concessão, bem como os serviços operacionais de guincho, socorro médico e inspeção de tráfego. A Rota do Oeste já entregou 117 quilômetros do total de 453 km sob sua responsabilidade, ou seja, 26% do total.

A Folha de São Paulo publicou, no último dia 18, uma matéria afirmando que o governo federal considera como grave a situação da concessão da BR-163. Segundo a reportagem, a empresa (Odebrecht) não teria conseguido financiamento de longo prazo devido ao envolvimento com a operação Lava Jato e o governo acredita que ela não conseguirá cumprir com as obrigações previstas em ambos contratos.

A publicação cita que o Executivo federal está editando uma medida provisória, que deverá ser enviada ao Congresso Nacional até o final do mês, com o objetivo de reorganizar os contratos vigentes que estão em dificuldades financeiras para cumprir com as suas obrigações. Segundo a Folha, a MP permitirá não só relicitar as concessões que estão em crise financeira como também renegociar prazos e tarifas de outras que não estejam em dificuldade, mas que se proponham a fazer investimentos não previstos no contrato.

O documento deve determinar também que as atuais concessionárias fiquem no comando dos serviços até que o novo vencedor assuma o controle do negócio. Assessores presidenciais afirmaram ao portal que o governo ainda não fechou o "texto porque precisa encontrar uma solução jurídica para a situação das dívidas dos concessionários com os bancos".

Ainda de acordo com a Folha, um grupo de seis concessionárias tem dívidas de R$ 4,5 bilhões com os bancos porque pegou emprestados recursos de curto prazo para pagá-los com empréstimo de longo prazo. "Mas o empréstimo mais longo não saiu nas condições previstas, e as empresas não têm como quitar os valores. As companhias acusam o BNDES de ter "enganado" os compradores, e o banco defende-se dizendo que não havia garantia do empréstimo e que os requisitos a serem cumpridos pelos concessionários não foram respeitados".

Caso optem por devolverem as concessões antes do novo leilão, os bancos seriam obrigados a antecipar a liquidação judicial dessas dívidas, o que representaria prejuízos para o sistema financeiro. "Para evitar essa situação e garantir o pagamento das dívidas, os concessionários atuais, ao serem indenizados pelos investimentos já realizados nos empreendimentos relicitados, terão primeiro de usar os recursos para pagar dívidas com os bancos".

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Homem morre após cair de moto em Sorriso

Willians Roberto Prates da Silva morreu esta manhã em...

Prefeitura contrata show da cantora Paula Fernandes para reveillón no Nortão

A prefeitura de Santa Carmem (35 quilômetros de Sinop)...
PUBLICIDADE