Geral

Empresa deve começar a revitalizar pista do aeroporto de Sorriso em outubro

A partir de outubro, a empresa contratada pela prefeitura de Sorriso deve começar a executar a revitalização da pista de pouso e decolagem do aeroporto regional Adolino Bedin, em Sorriso. De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento, Cláudio Drusina, a empresa iniciou as atividades previstas no contrato. “Já começou a trabalhar nos projetos executivos, planos altimétricos. Provavelmente, a partir de outubro, já começa com as máquinas em cima da pista”, explicou Drusina.

A empresa, com sede no Maranhão, venceu uma concorrência pública aberta prefeitura de Sorriso ao apresentar proposta de R$ 7,9 milhões. O contrato prevê a elaboração do projeto executivo e a execução das obras de reforço e recuperação na pista de pouso e decolagem, taxiway e pátio de aeronaves. Segundo o secretário, a empresa deve trabalhar com “janelas de funcionamento”, para que as atividades do aeroporto não sejam afetadas. “A empresa já se programou. Ela começa de madrugada e trabalha até um período antes do horário dos voos. Limpa a pista, a aeronave pousa, decola e a empresa volta a trabalhar”.

No mês passado, a Voepass Linhas Aéreas (antiga Passaredo) começou a operar voos Sorriso-Brasília com aeronave comercial de médio porte e propulsão turboélice com capacidade para transportar até 72 passageiros em voos regionais. Por enquanto, ainda não há voos nas quintas-feiras, o que deve ser regularizado a partir do mês que vem.

Também é a partir de outubro, segundo Drusina, que a empresa Azul deve reiniciar a linha Sorriso-Cuiabá, com voos diários. Os voos deste trecho estão suspensos desde março.

Conforme Só Notícias já informou, o Ministério dos Transportes e Aviação Civil constatou que houve queda de 79,93% no número de embarques e desembarques no aeroporto regional de Sorriso Adolino Bedin no acumulado de janeiro a junho, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Só Notícias/Herbert de Souza (foto: assessoria/arquivo)