PUBLICIDADE

Empresa área encerra vendas no trecho Sinop-Brasília e prefeitura quer reunião para tentar reverter decisão

PUBLICIDADE

 Os tickets para a rota Sinop-Brasília, operada pela companhia aérea Passaredo, não estão sendo mais emitidos para embarques a partir do dia 25 de março. Conforme previsão adiantada, na semana passada, pelo gerente de tráfego da empresa, Ricardo Tincani, o trecho será desativado e a ligação até Brasília será feita pela companhia a partir do aeroporto de Sorriso. Desde o dia 6 de fevereiro, a companhia também deixou de operar a rota Sinop-Cuiabá.

Apesar disso, a prefeitura ainda tem expectativa de manter ao menos um dos voos. A secretária de Finanças, Ivete Malmman, explicou que chegou a agendar uma reunião com Tincani, para o último sábado (11). “Na última hora”, porém, o representante da empresa cancelou a visita ao município, alegando um compromisso inadiável em Curitiba (PR). “Ele deu a palavra que retorna para Sinop nos próximos dias. Ainda não há uma data certa. Se isso não ocorrer, vamos até Ribeirão Preto (sede da empresa em São Paulo)”.

Para convencer a companhia a permanecer operando ao menos uma linha no aeroporto municipal, a prefeitura pretende “colocar na mesa” a promessa feita por oficiais da Aeronáutica ao senador Wellington Fagundes (PR). Na semana passada, eles prometeram ao parlamentar que, em um prazo de 90 dias, os equipamentos para operação de pouso de precisão serão liberados para entrar em funcionamento. Com a homologação, aeronaves conseguirão pousar e decolar em Sinop à noite e em condições climáticas adversas.

“Queremos mostrar o empenho da prefeitura quanto à resolução das problemáticas. A gente tem a previsão de que em 90 dias consiga solucionar. O que a gente quer demonstrar para a empresa é que esta situação não ocorre por descaso. Que há um compromisso da atual gestão em resolver todos os problemas. Então, a gente quer muito que a companhia aérea permaneça operando em Sinop. A gente sabe da importância que ela tem para os usuários e para o desenvolvimento do município”.

Conforme Só Notícias já informou, Ivete participou, na última sexta-feira (10), de uma reunião com representantes de entidades na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) para debater a situação do aeroporto municipal. O encontro também contou com a presença do deputado federal, Nilson Leitão (PSDB), do estadual Dilmar Dal Bosco (DEM) e vereadores. O objetivo era reforçar a mobilização política na Aeronáutica para que seja feita, o quanto antes, a homologação de alguns equipamentos para melhorar a segurança no aeroporto. Também houve cobrança de uma estruturação emergencial.

A reunião foi realizada um dia após o anúncio feito pela Passaredo de que deixaria de operar a segunda rota a partir de Sinop. Na quinta-feira (9), a companhia anunciou que o aeroporto regional Adolino Bedin, em Sorriso, passará a ter, a partir do dia 26 de março, o segundo voo comercial diário. A rota será Sorriso-Brasília, de segunda a sábado.

A partir desta data, a rota até Brasília deixa de existir em Sinop. Segundo Tincani, a central da empresa vai oferecer reembolso para passageiros que compraram bilhetes, para depois de março, no trecho Sinop-Brasília.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Avião cai, pega fogo e piloto morre no Nortão

Uma aeronave agrícola de pequeno porte caiu, esta manhã,...

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...
PUBLICIDADE