Cerca de 270 famílias receberam, no ano passado, assistência da Empresa Mato-grossense de Pesquisa e Extensão Rural (Empaer), de Sorriso. Os trabalhos realizados foram avaliados positivamente pela agrônoma responsável, Elcilene Lima Silva Maraschin. “Temos consciência que fizemos tudo que estava ao nosso alcance. Conseguimos dar assistência técnica, qualificar os produtores rurais e levar nosso conhecimento da melhor maneira para eles”, declarou.
Entre as famílias beneficiadas, estiveram as dos assentamentos Jonas Pinheiro e Casulo e do setor das chácaras. “A assistência consiste em oferecer para as famílias orientações sobre as culturas implantadas nas propriedades, como mamão, banana, melância, maracujá e fruticultura do modo em geral, como culturas anuais – feijão, arroz, e a mandioca”, explicou.
A empresa de pesquisa também visitou os pequenos produtores que criavam suínos e bovinos nas propriedades. Cursos de manejo de gado leiteiro, derivados do leite e sobre a castração de suínos foram ministrados. Além disso, cadastros e projetos de investimento e custeio e laudos agropecuários foram emitidos.
Para este ano, conforme Maraschin, já foram definidos alguns trabalhos. “No final de janeiro deve acontecer uma palestra sobre amostragem de solo, calagem e adubação. Para março, um curso de inseminação artificial”, finalizou.