segunda-feira, 7/julho/2025
PUBLICIDADE

Empaer Sinop quer fortalecer projetos já desenvolvidos em assentamentos

PUBLICIDADE

Diversos programas na área da agricultura familiar e subsistência para os moradores dos assentamentos da região, que são administrados pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural em Sinop, devem ser desenvolvidos neste ano. A prioridade também é dar a atenção aos projetos já iniciados no ano passado, como o Ates, de assistência técnica ambiental a reforma agrária, o ‘Vida Nova’, entre outros.

O foco é ampliar o número de famílias atendidas. “O Ates está inserido em 18 cidades. Infelizmente, não conseguimos implantá-lo também na Gleba Mercedes, próximo a Sinop, pois depende do Incra para fazer as regularizações”, declarou a gerente regional da Empaer Sinop, Selma Prado.
“Nestas unidades, devem ser inseridos diversos programas fora os cursos que são dados, como a industrialização do leite, o das compotas, além de outros”, acrescentou.

Outro projeto implantado e que continua neste ano é o ‘vida nova’. “Implantamos em cada um dos assentamentos para mostrar a comunidade como tirar a sobrevivência daquele ponto que ele está produzindo. O que se vê em muitos assentamentos é que algumas famílias acabam vindo para a cidade comprar alimentos e não aproveitam os recursos que dispõem”, avaliou.

No ano passado, muitos assentamentos começaram a ser regularizados junto ao Incra, como o Gleba Mercedes V, que já teve o processo de homologação do local iniciado. No Ena, em Feliz Natal, também começaram a ser feitas as homologações dos parceleiros que vivem no local.

A Empaer de Sinop responde por 21 assentamentos do Nortão.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prouni divulga resultado da 1ª chamada do segundo semestre

O resultado da primeira chamada da edição do segundo...

Sorriso abre inscrições para o ‘casamento Abençoado’

Foram abertas as inscrições do Casamento Abençoado para os...

Amostra coletada em MT auxilia em descoberta de nova espécie da flora na Amazônia

Através do mapeamento da vegetação de Mato Grosso, foi...
PUBLICIDADE