PUBLICIDADE

Emissão de documentos na Caravana garante direitos fundamentais

PUBLICIDADE

O documento de identidade (RG) assim como a certidão de nascimento e o CPF são essenciais para o exercício da cidadania. Eles permitem se matricular na escola, solicitar conta em banco ou benefícios sociais na esfera Municipal, Estadual ou Federal. Para atender essa necessidade, a Caravana da Transformação levou a São José dos Quatro Marcos os serviços de identificação e cidadania, nos “dias D” (10 e 11 de março).

Fidélis José de Souza, de 74 anos, sentiu na pele a limitação de não possuir o documento de identidade. Ele precisa tratar um câncer de próstata em São Paulo e o RG é necessário para o embarque na viagem. Ele foi a Caravana na última  sexta-feira (10) e teve gratuidade na emissão do documento.

“Eu juntei as primeiras roçadas daqui, me mudei para Quatro Marcos no dia 25 de abril de 1965 e nunca vi nada parecido com a Caravana acontecer aqui antes. É muito bonito ver todos esses atendimentos a população”, comenta Seo Fidélis. Natural de São Sebastião do Poção em Minas Gerais. Ele criou a família no município que sedia a Caravana atuando como pedreiro e trabalhando em propriedades rurais da região.

O diretor de identificação da Politec, Ailton Silva Machado, reforça que a identidade é um documento básico e “abre portas” no exercício da cidadania. Durante a Caravana da Transformação, a população pode solicitar a emissão de 1ª vida do documento gratuitamente e as 2ª e demais vias são emitidas mediante pagamento.

Existem casos nos quais as pessoas são dispensadas de pagar o documento, para ler a lista de isenção clique aqui. Os documentos de identidade solicitados durante a Caravana serão enviados ao Posto de Identificação de São José dos Quatro Marcos, em até 60 dias.

O secretário de Estado de Trabalho e Assistência Social, Max Russi, destacou os serviços de cidadania. “A certidão de nascimento é o primeiro e o mais importante documento do cidadão. É quando a pessoa passa a existir oficialmente para o Estado e a sociedade. Infelizmente muitas pessoas estão excluídas desse processo e temos o dever de prestar esse serviço de utilidade pública”, disse.

Para auxiliar a emissão de documentos, a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), disponibiliza gratuitamente os serviços de foto 3 x 4, cópias e plastificação. Os servidores também realizam a emissão de CPF, 1ª e 2 ª via sem custo para o solicitante.

O coordenador das Ações de Cidadania da Caravana da Transformação, Juliano Rabelo lembra que também é realizado por servidores da Setas, a solicitação de 1ª e 2ª via de Certidões de Nascimento, Casamento e Óbito.

O casal Maria Aparecida de Campos e Francisco Gregório Sobrinho saíram de Salto do Céu para Quatro Marcos para aproveitar os serviços de cidadania, um deles foi a emissão de RG. Só que Francisco estava apenas com a cópia da certidão de nascimento e era  necessário o documento original, ou cópia autenticada.

“Eu nasci e fui registrado em Serra Negra do Norte no Rio Grande do Norte, nem faço ideia de quanto custaria se fosse pra pagar cartório para conseguir a 2ª via da certidão, mas aqui será de graça”, conta Francisco Gregório.

Também podem ser solicitados na Caravana o Cartão do Idoso, inscrição no CADÚnico e Bolsa Família por meio do Centro de Referência em Assistência Social (Cras). Já a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) emite a carteira de pescador amador, nesse caso são isentos da taxa da licença de pesca amadora os aposentados e maiores de 65 anos, se homem, ou 60, se mulher.

As informções são da assessoria.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Boletim aponta 39 mortes por dengue em Mato Grosso e 12 por chikungunya

O último boletim epidemiológico divulgado pela secretaria estadual de...

Veículos ficam danificados após colisão em cruzamento em Sorriso

Dois veículos ficaram bastante danificados após colidirem no cruzamento...

Apostadores de Sinop e Sorriso ganham prêmio na Quina

Dois apostadores de Sinop e Sorriso acertaram, ontem à...
PUBLICIDADE