Mato Grosso está no centro da estratégia do Brasil para conquistar o mercado internacional de turismo. O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou o potencial do estado e do Pantanal como um dos grandes ativos nacionais na promoção do país no exterior.
Entre 29 de outubro e 2 de novembro, Nova York recebe a Galeria Visit Brasil Pantanal, um projeto itinerante e imersivo da Embratur em parceria com o Sebrae. A ação será realizada no distrito de Chelsea, um dos principais polos de arte da cidade norte-americana, e terá como tema exclusivo o bioma pantaneiro, com experiências sensoriais que envolvem gastronomia, cultura, biodiversidade e sustentabilidade. A proposta é apresentar o Pantanal como destino de safári, de observação da vida silvestre a exemplo do que ocorre nos países africanos.
Segundo Freixo, o evento é estratégico para atrair turistas dos Estados Unidos, mercado que enviou mais de 728 mil visitantes ao Brasil em 2024, com gasto médio de US$ 3,6 mil. “O Pantanal é uma das maiores potências do turismo de natureza do mundo. Não existe nada igual. Nós já estudamos o mercado norte-americano e sabemos do potencial de visitação para o Mato Grosso e o Pantanal especificamente”, afirmou durante a FIT América Latina, de 26 a 29 de setembro, em Buenos Aires, na Argentina.
Além da promoção cultural e turística, a Embratur também se comprometeu a apoiar a ampliação da malha aérea, considerada essencial para consolidar o destino. O governo de Mato Grosso, por meio da secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico, trabalha para conseguir uma rota internacional no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande. Nas últimas duas semanas foram realizadas reuniões com a Latam, Jetsmart, Aerolíneas Argentinas e GOL.
“Se estamos promovendo o Pantanal e o Mato Grosso, precisamos garantir a aviação. Temos um setor específico na Embratur que estuda modais e estamos à disposição para dialogar com companhias aéreas. A Embratur será parceira do Governo de Mato Grosso nesse esforço”, reforçou Freixo.
Para a secretária adjunta de Turismo da Sedec, Maria Letícia Costa, ao destacar o Pantanal e Mato Grosso como protagonistas da promoção internacional, a Embratur reforça a relevância das ações que o estado já vem desenvolvendo para consolidar o turismo como vetor de desenvolvimento econômico e social.
“Esse reconhecimento é fundamental porque amplia nossa visibilidade em mercados estratégicos, como o norte-americano, e fortalece a integração com políticas nacionais de promoção. Para nós, significa mais oportunidades para os empreendedores locais, mais geração de emprego e renda e, sobretudo, mais valorização da nossa biodiversidade e da nossa cultura. Mato Grosso está preparado para receber o mundo”.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.