A nova previsão para inauguração do centro de pesquisas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) é no começo de novembro. Antes, estava prevista para setembro. O chefe geral em Mato Grosso, João Flávio Veloso, explicou, ao Só Notícias, que o atraso na entrega de materiais para a obra, foi determinante para o adiamento. Justificou também, motivos de agenda de autoridades federais, como o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, e do diretor-presidente da empresa, Pedro Antônio Arraes Pereira.
João ressaltou que a obra está praticamente concluída e em fase de acabamento, com a aplicação de pintura. Inicialmente, o centro estava previsto para ficar pronto em abril, mas as chuvas atrapalharam o andamento da construção e a nova previsão foi para a primeira quinzena de agosto. No entanto, também devido ao atraso na entrega de materiais, outra previsão foi feita para setembro.
Conforme Só Notícias já informou, o centro fica localizado a cerca de 800 metros do aeroporto e tem mais de oito mil metros quadrados de área construída. O investimento estimado é de R$ 30 milhões, sendo metade aplicados diretamente na obra e o restante, na aquisição de equipamentos e mobiliários. Cerca de 60 funcionários entre pesquisadores e assistentes já atuam no município, em dois escritórios.
No centro, deverão ser coordenadas ações de pesquisas em sistemas integrados de produção de alimentos, fibras, florestas e agroenergia para desenvolvimento de tecnologias com foco na preservação e na sustentabilidade. Sua localização em Sinop é estratégica, pois há possibilidade de pesquisar biomas como o Amazônico, Cerrado e Pantanal.