sexta-feira, 17/maio/2024
PUBLICIDADE

Embaixadores da União Europeia e Finlândia conheceram em Mato Grosso ações de preservação ambiental

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: assessoria)

Embaixadores da União Europeia e da Finlândia estiveram na secretaria estadual de Meio Ambiente, ontem à tarde, conhecendo a tecnologia aplicada no combate ao desmatamento em Mato Grosso. A secretária Mauren Lazzaretti, também mostrou as ações do Estado para alcance da meta de carbono neutro até 2035 e os embaixadores conheceram a tecnologia de satélites Planet, que monitora todo o território estadual e possibilita o avanço do combate aos crimes ambientais. “Investimos no uso da tecnologia para o combate ao desmatamento, que coloca as equipes em campo no local correto e tempo correto, e permite maior eficiência e uma fiscalização menos onerosa ao Estado. Realmente enxergamos tudo que acontece em 24 horas, por imagens de satélite”, informou.

A secretária disse ao embaixador que o governador Mauro Mendes determinou fortalecimento de ações com tolerância zero no desmatamento ilegal. Para isso, a atuação é conjunta com diversos órgãos estaduais e federais, entre eles o Ministério Público, as forças de segurança pública, e o judiciário.

Conforme a secretária, o Estado fomenta iniciativas de desenvolvimento sustentável para alcançar a meta de neutralização das emissões de carbono, e estrutura medidas para consorciar a preservação da biodiversidade e a produção de alimentos para o mundo, junto ao setor produtivo. São ações que já ocorrem no Estado, como atividades produtivas que mantém a floresta em pé, como o manejo florestal, a gestão de áreas protegidas, a redução do risco de incêndios, e a produção agropecuária sem desmate com a integração lavoura-pecuária-floresta.

O embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybáñez, avaliou que a visita foi importante para conhecer mais sobre a polícia ambiental de Mato Grosso. “Falamos com técnicos de diversas áreas que nos ajudaram a entender os esforços que Mato Grosso tem feito no âmbito do desmatamento, que é muito importante, mas também conhecemos oportunidades. Mato Grosso está há um bom tempo trabalhando nesta área e tem potencial para continuar nesta direção”, avalia o embaixador.

Já o embaixador da Finlândia no Brasil, Jouko Leinonen, afirma que um forte interesse na visita é conhecer mais sobre a bioeconomia da Amazônia. “Fico feliz em ver que Mato Grosso estanha vanguarda desses processos que estamos todos tentando fazer em nossos países, na busca de uma sociedade mais verde. É muito importante levar a experiência de Mato Grosso”, afirma.

Diversas entidades, empresas e institutos participaram do encontro e compartilharam experiências de desenvolvimento sustentável em Mato Grosso com os embaixadores. O coordenador Nacional de Projeto PAGE da Organização das Nações Unidas (ONU), Eduardo Chiletto, abriu a programação apresentando os projetos que estão em execução no estado.

O programa investe no turismo sustentável, na agricultura familiar, no planejamento da ordenação territorial, na bioeconomia por meio do fomento de atividades capazes de proteger a floresta, como a extração de óleos essenciais da Amazônia.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Acidente na BR-163 entre Sinop e Sorriso deixa um morto; pista bloqueada

O acidente envolvendo dois veículos de carga, foi registrado,...

Acidente entre carro e moto deixa uma pessoa ferida em Nova Mutum

O acidente envolvendo uma Honda CG Titan preta e...

Caixa libera abono do PIS/Pasep para nascidos em maio e junho

Cerca de 4,4 milhões de trabalhadores com carteira assinada...

Divulgado gabarito e resultado preliminar do concurso da Saúde em Mato Grosso; 406 vagas

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou, ontem, o gabarito...
PUBLICIDADE