PUBLICIDADE

Eleitores de MT escolhem agora governador, 2 senadores e 32 deputados

PUBLICIDADE

Hoje é dia de 2.095.825 eleitores matogrossenses votarem e escolherem para governador, senador, deputado federal e deputado estadual, além do próximo presidente da República, para os próximos quatro anos.  São 4 candidatos para governador, 8 ao Senado Federal (duas vagas), 96 a deputado federal (disputando 8 vagas), 307 a deputado estadual (24 vagas) além de um entre os 9 candidatos a Presidência da República. A votação vai até às 17h.

• A apuração estadual você acompanhará aqui em Só Notícias

Os 141 municípios estão divididos em 60 zonas eleitorais. São 1.553 locais de votação, espalhadas em 5.811 seções. Cuiabá tem o maior eleitorado do Estado com 386.991 pessoas aptas. Tem um total de seis zonas, com 161 locais de votação, divididas em 989 seções eleitorais.

Cuiabá é o maior colégio eleitoral, Várzea Grande o segundo e Rondonópolis é terceiro. No entanto, a maior zona eleitoral fica na região Norte, mais especificamente em Sinop. A 22ª Zona Eleitoral tem 101.451 eleitores aptos a votar distribuídos em seis municípios: Sinop (75.698 eleitores), Vera (6.678), Cláudia (7.331), Feliz Natal (6.081), União do Sul (2.585) e Santa Carmem (3.087).

Já entre os 26 estados da Federação e mais o Distrito Federal, Mato Grosso ocupa a 17ª colocação no número total de eleitores com seus 2.095.825 de votantes. Os maiores eleitores no país são São Paulo (30.301.398 eleitores), Minas Gerais (14.522.090) e Rio de Janeiro (11.589.763).

Senador
Este ano, os eleitores matogrossenses votarão por duas vezes para eleger dois senadores. Para o Estado, é reservado três vagas no Senado Federal. Ao contrário dos cargos para deputado estadual e federal, nenhum dos dois senadores, cujo os cargos se extinguem este ano, concorrerão à reeleição. Ou seja, haverá uma renovação de 66% nas vagas para senador pelo Estado. Para o cargo, oito candidatos buscam ocupar as duas vagas. Todos estão aptos, sem nenhum tipo de pendência eleitoral.

Câmara Federal
Os eleitores do Estado também escolherão os novos nomes (ou reeleger os atuais) que representarão Mato Grosso na esfera federal. São oito cadeiras disponíveis para o Estado que são disputadas, segundo informação do sistema de registros de candidaturas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por 96 candidatos. Sendo que alguns destes nomes ainda encontram-se sub judice. Ou seja, ainda enfrentam algum tipo de problema na Justiça Eleitoral. Eles participarão da eleição, mas os votos serão computados apenas após a totalização oficial.

Assembleia Legislativa
Vinte e quatro novos (ou reeleitos) deputados estaduais irão ser escolhidos pelos eleitores matogrossense. Eles serão os representantes da população em nível estadual. Há a expectativa de uma renovação dos nomes que compõem a atual legislatura para a próxima que será formada a partir da eleição de hoje. De acordo com o sistema de registros de candidaturas do TSE, são 307 candidatos aptos na busca de uma das 24 cadeiras disponíveis. Para este cargo também há concorrentes enfrentando problemas com a Justiça Eleitoral. Da mesma forma, eles participarão da eleição, mas os votos serão computados apenas após a totalização oficial.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE