PUBLICIDADE

Eleitores com mais de 70 anos também são obrigados a participar da revisão biométrica em MT

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias

Os eleitores com mais de 70 anos terão que participarem da revisão do eleitorado realizada pela Justiça Eleitoral. De acordo com informações do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE), atualmente a revisão com coleta de dados biométricos acontece em 26 municípios. Mesmo o voto sendo facultativo para essa faixa etária, o comparecimento aos cartórios eleitorais e postos de atendimento é obrigatório, uma vez a revisão tem caráter de convocação. Quem não fizer a revisão com biometria terá o seu título cancelado.

Atualmente Mato Grosso possui 154 mil eleitores acima de 70 anos de idade, o que representa 6,6% do eleitorado. O atendimento a estes eleitores é preferencial em todos os cartórios e postos de atendimento da Justiça Eleitoral. Os eleitores com idade entre 70 e 79 anos totalizam 103,3 mil. Já os que estão na faixa etária entre 80 e 89 anos alcançam 38,7 mil e os que possuem idade de 90 a 99 anos representam 0,14 do eleitorado, ou seja, 3,3 mil.

Estão em revisão biométrica os municípios de  Água Boa, Alta Floresta, Alto Araguaia, Araputanga, Arenápolis, Barra do Bugres, Barra do Garças, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Canarana, Cláudia, Colíder, Diamantino, Guarantã do Norte, Guiratinga, Mirassol d’Oeste, Nova Xavantina, Pedra Preta, Peixoto de Azevedo, Poxoréu, São José do Rio Claro, São José dos Quatro Marcos, Sapezal, Sorriso, Tangará da Serra e Vera. Neste municípios o prazo final para fazer a atualização é dia 29 de março de 2019.

O eleitor com o título cancelado não poderá se inscrever em concurso ou prova para cargo ou função pública, investir-se ou empossar-se neles, obter passaporte ou carteira de identidade, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, e participar de concorrência pública ou administrativa da União, dos estados, dos territórios, do Distrito Federal ou dos municípios, ou das respectivas autarquias.

O Tribunal Regional Eleitoral já cadastrou biometricamente 1,16 milhões de eleitores de Mato Grosso, o que representa 54% do eleitorado do Estado.

Para fazer a revisão, o cidadão deve apresentar, obrigatoriamente documento oficial de identidade, comprovante de residência. No caso de homens com mais de 18 anos que irão requerer a primeira via do título é necessário também apresentar o comprovante de quitação com o serviço militar.

As informações são da assessoria.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Motociclista bate em lateral de ponte e morre em Mato Grosso

Um homem identificado como Sandovaldo Santos Alves, de 55...
PUBLICIDADE