Os eleitores que não estiverem em seu domicílio eleitoral no próximo domingo de eleições, deverão justificar a ausência apresentando em uma sessão eleitoral ou em um posto de justificativa o formulário de justificativa de voto. Para evitar as filas, o eleitor pode levar o documento já preenchido e apenas entregar em um posto de justificativa ou sessão eleitoral. O formulário pode ser impresso diretamente do site do Tribunal Regional Eleitoral, no endereço www.tre-mt.jus.br , ou retirado pessoalmente nos cartórios e postos eleitorais.
A justificativa do voto garante que o eleitor se mantenha em dia com a Justiça Eleitoral, já que o voto no Brasil é obrigatório, e a ausência às urnas impedirá a emissão da certidão de quitação eleitoral, exigida em diversas situações, como emissão de passaporte, posse em concurso público etc.
O eleitor que justificou no primeiro turno e continuará ausente no segundo turnos das eleições, deverá apresentar nova justificativa, pois cada turno das eleições é contabilizado individualmente pela Justiça Eleitoral.
A Justiça Eleitoral alerta ainda que, mesmo quem não compareceu às urnas, e tampouco justificou a ausência, poderá exercer o direito ao voto no dia 31 de outubro.