O acidente foi por volta das 19:50hs na BR-163, no Alto da Glória, a 10 km do centro de Sinop, envolvendo uma carreta Scânia vermelha, que trafegava sentido SInop-Sorriso, carregada com madeira, uma carreta Scânia branca, que trafegava em sentido contrário, e um caminhão Mercedes-Benz basculante.
O motorista do basculante, Claudemir Rezende, 28 anos, disse que o carreteiro que conduzia a Scânia vermelha (placa BWM 5926 de Monte Aprazível-SP) forçou a ultrapassagem e acabou batendo na outra carreta, que tombou ao lado da pista. “Ele viu que não daria tempo e tentou voltar, quando me jogou pra fora da pista e acabei tombando”, descreveu Claudemir, que é freteiro em Sinop e estava indo para casa. Ele e o sogro, Antonio do Carmo, tiveram ferimentos leves.
Clique aqui e veja fotos do acidente feitas por Só Notícias
O carreteiro Carlos Roberto Presidente, conhecido por Carlinhos, (foto) ficou preso nas ferragens por aproximadamente uma hora. Bombeiros, PMs, motoristas e voluntários trabalharam para retirá-lo. O impacto da colisão foi tão forte que o motor da Scânia vermelha entrou parcialmente na cabine. O motorista ficou com a perna presa. Foi preciso amarrar um cabo de aço nas ferragens e uma pá-carregadeira puxar para que os bombeiros pudessem entrar na cabine e retirar o motorista. O trabalho era cauteloso. Uma parte da carga de madeira serrada acabou se despreendendo e foi para o teto da cabine. Qualquer movimento mais brusco poderia causar derrubar parte da carga.
Bombeiros também acabaram cortando parte da lataria, das ferragens e o motorista foi retirado e encaminhado ao Pronto Atendimento. “Ele está vivo por milagre. Do que jeito que ficou a carreta só por Deus que ele não morreu”, descreveu um caminhoneiro que auxiliou os bombeiros. Carlinhos, que mora no interior de São Paulo e trabalha para uma madeireira, foi encaminhado ao Pronto Atendimento com possível fratura na perna. Ele sentia dores nas costas.
A Scânia vermelha de Carlinhos ficou com a cabine completamente destruída. A Scânia branca, placas MCP 4150, de Xanxerê-SC, que pertenceria a uma empresa de Sinop ficou parcialmente danificada. O caminhão basculante, que acabou tombando, ficou com a cabine bastante amassada e o eixo traseiro quebrado.
O tráfego na BR-163 ficou interditado por mais de duas horas e meia até que a Scânia vermelha fosse retirada pelo guincho. Quem trafegava em direção a Sinop pegou um desvio, utilizando um canteiro ao lado da rodovia, e conseguiu passar. Em sentido contrário, uma longa fila se formou.