PUBLICIDADE

Dois serão expulsos e MT ainda tem 105 estrangeiros presos

PUBLICIDADE

Mais dois estrangeiros que continuavam presos, mesmo após cumprimento da pena, devem deixar a prisão hoje após Defensoria Pública de Mato Grosso conseguir na justiça Habeas Corpus para a dupla que cumpria pena por tráfico de drogas. Um dos presos, natural da República Dominicana, já cumpriu sentença, mas permanece no Centro de Ressocialização de Cuiabá (antigo Carumbé). Ele foi condenado a mais de três anos de prisão em regime fechado, por comercializar entorpecentes. O ministro da Justiça, Tarso Genro, já mandou expulsá-lo do pais e cabe ao setor de Migração da Polícia Federal cumprir a determinação.

Na mesma situação está outra estrangeira, oriunda da Bolívia, que se encontra no presídio feminino Ana Maria do Couto May. Contra ela há um processo administrativo de expulsão que ainda não foi concluído pela Polícia Federal.
 Como o crime cometido pela dupla de estrangeiros é considerado de altíssima gravidade é comum que o governo brasileiro opte pela expulsão dessas pessoas do país. Nesse meio tempo, mesmo cumprindo a pena prevista no Código Penal Brasileiro, esses estrangeiros acabam ficando um tempo a mais na prisão, no aguardo de um processo de expulsão formatado pela Polícia Federal e referendado pelo Ministério da Justiça.
 
Segundo o Departamento Penitenciário Nacional, o Brasil tem 3.076 estrangeiros presos, a maioria condenada por tráfico internacional de drogas. Em Mato Grosso, são 105 presos estrangeiros, 29 deles vieram da Bolívia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE