O secretário de Estado de Segurança Pública, Mauro Zaque, e o procurador-geral de Justiça, Paulo Prado, assinaram, ontem, um termo de cooperação que autoriza a atuação dos delegados da Polícia Judiciária Civil, Wylton Massao Ohara e Carlos Américo Marchi, no Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco).
Em solenidade no Palácio Paiaguás, o governador Pedro Taques reafirmou que os três pilares essenciais de sua administração serão a integração, a regionalização e a gestão por resultados, elementos presentes na parceria realizada. “Não há como fazer segurança sem a integração entre as forças capacitadas para isso. Quem ganha é a sociedade. Estamos dando um exemplo de organização e união em prol dos mato-grossenses”, afirmou o governador.
Para o secretário Mauro Zaque, a parceria leva o trabalho do Ministério Público a outro nível. “São duas instituições de imenso valor em relação à segurança pública e cada uma com sua autonomia, mas atuando juntas, poderão integrar as ações por um trabalho orientado e baseado em estratégias”.
O procurador-geral também elogiou a iniciativa. “Nessa gestão não há mais espaço para arestas entre aqueles que formam a segurança pública. Estamos firmando esta parceria para, baseados nas estratégias de inteligência das duas corporações, fazermos o melhor enfrentamento possível ao crime organizado e à corrupção em nosso Estado”.
Wilton Massao e Carlos Marchi passam a atuar imediatamente no Gaeco e levarão os estudos feitos pela Polícia Judiciária Civil. “Segundo o governador Pedro Taques, todas as instituições terão que estar juntas por um bem comum. Essa atuação da Polícia Civil no grupo prevê isso: dar maior agilidade. Levaremos nossos mapeamentos do crime, estudos sobre o molde de crime organizado a ser combatido”, explicou Marchi.
“Teremos a oportunidade de combater todos os tipos de crime organizado, dando apoio ao Gaeco e também à Polícia Militar, que atua nestas operações. Iremos a todos os cantos do Estado, especialmente à região de fronteira, que será nosso primeiro foco”, disse Wilton Massao.