Equipes de fiscalização da prefeitura de Cuiabá participaram da ‘operação saturação’, que teve por finalidade verificar e impedir a venda de bebidas alcoólicas a menores, tráfico de drogas, uso de som em automóveis e estabelecimentos públicos com volume acima do permitido e sem autorização.
Três bares foram fiscalizados e dois interditaram por estarem com alvarás vencidos ou sem o protocolo de renovação. O diretor de Fiscalização da Secretaria de Ordem Pública, Aécio Dias Pacheco, que comandou a operação, explicou que o prazo para renovação venceu no dia 31 de janeiro. Em um deles, além da interdição por falta de alvará, os fiscais notificaram também o proprietário a resolver, no prazo de 30 dias, questões relativas à falta de higiene.
Na praça central do bairro, os fiscais orientaram pessoas que se diziam ‘vendedores ambulantes’ para regularizar sua situação junto à Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico. Outra situação irregular encontrada no local é com relação a brinquedos destinados a crianças que estão instalados irregularmente, ocupando um espaço público de lazer, sem oferecer boas condições de segurança, nem recolher qualquer taxa para a prefeitura.
Pacheco disse que a operação terá continuidade em outros locais em que foram detectadas ou denunciadas irregularidades.