PUBLICIDADE

Documentário em MT que recria a história de “mestre da cultura” local estreia na internet

PUBLICIDADE
Só Notícias/Guilherme Araújo (foto: assessoria)

O documentário “O Menino e a Sanfona”, que resgata a trajetória do nordestino que marcou a formação cultural de Poxoréu (a 263 km de Cuiabá), poderá ser assistido gratuitamente, a partir deste fim de semana, às 19h, pelo Youtube. Contemplado pela secretaria estadual de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) no edital Documentário Temático – edição Lei Paulo Gustavo, o filme conta com acessibilidade em Libras, legendas e audiodescrição. A produção audiovisual recria com sensibilidade diversos momentos marcantes da vida de Natalino Alves de Sousa (in memoriam), desde sua infância na Bahia, o processo de enraizamento em Mato Grosso, e a influência de sua música na história cultural de Poxoréu.

Natural de Cabrália de Piatã, na Bahia, Natalino chegou a Poxoréu em 1955 a bordo de um pau de arara, e na bagagem trouxe sua inseparável sanfona “pé de bode”, que se tornou seu mais precioso elo com as origens, um símbolo de identidade, pertencimento e resistência. Entre as imagens do filme, que utilizou locações autênticas dentro do próprio município, estão cenas tocantes, como a que Natalino emocionou moradores ao tocar pelas ruas acompanhado de sua fiel cachorrinha, “Foca”, no centro histórico da cidade. 

Para o diretor do filme, Éden Costa, “O Menino e a Sanfona” se consolida como um registro histórico da contribuição nordestina na construção da identidade local e também chama atenção para a necessidade de valorização e preservação dessas raízes culturais.  “Ao contar a trajetória de Natalino, revisitamos a história de tantas famílias que ajudaram a moldar nossos modos de viver, celebrar e produzir cultura. É um documentário que nasce da nossa realidade, honra nossa memória e reafirma a necessidade de preservar aquilo que nos forma”, expõe.

Éden Costa destaca ainda que o filme se tornou a última contribuição direta do homenageado à cultura de Poxoréu. “As gravações do documentário ocorreram em abril de 2025. Natalino faleceu em 5 de julho de 2025, após ter participado ativamente das captações, eternizando sua história, sua voz e sua sanfona”. O Menino e a Sanfona teve sua estreia presencial no dia 13 de dezembro, durante a Mostra CineLab, atividade que marcou a conclusão do curso de produção audiovisual contemplado em outro edital da Secel, o Cinemotion de Formação.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Motociclista morre em grave colisão com carreta em Sinop

O condutor de uma Honda Fan morreu, há pouco,...

Seciteci encera na próxima semana inscrições de seletivo para professores em Sinop e mais cidades

A secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci)...

Bombeiros combatem por 4 horas incêndio em secador de grãos em Sorriso

A equipe do Corpo de Bombeiros combateu, ontem, um...
PUBLICIDADE