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Documentação atrasa e transporte do 2º rotor de usina no Nortão é adiado

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A chegada do comboio que transporta o segundo rotor da Usina Hidrelétrica (UHE) Teles Pires, localizada no Nortão, a Cuiabá foi adiada de quinta-feira (17) para domingo (20). A prorrogação é devido ao atraso na liberação dos documentos fiscais do equipamento no porto de Cáceres, ponto de partida em Mato Grosso. A concessionária Rota do Oeste auxilia a empresa responsável pelo transporte no trajeto e irá acompanhar as equipes durante a passagem do rotor pelo trecho da BR-163 compreendido entre Várzea Grande e Sinop. A previsão é de que este tráfego dure cerca de 15 dias. O trânsito é orientado e coordenado pela Polícia Rodoviária Federal.

Ao todo, de Cáceres até Paranaíta, destino final do rotor, o transporte poderá levar até 30 dias. Esta não é a primeira vez que este tipo de máquina é transportado pela BR-163. Há pouco mais de um mês o primeiro equipamento da usina foi transportado pelo mesmo trecho. Os rotores são fabricados pela Alstom, em Taubaté (SP), são transportados até o porto de Santos por rodovia, depois, pelo oceano até a Argentina, por onde entram em hidrovias fluviais até caírem na Bacia do Paraguai, para enfim chegarem em Cáceres.

Durante o transporte, que será realizado por uma empresa especializada, o trânsito poderá permanecer lento nos trechos em que o rotor percorrer. A estratégia, segundo a empresa, é de uma parada a cada 10 km para liberação do trânsito represado. Representantes da empresa farão a sinalização de “final de fila”, informando aos veículos que chegam que há trânsito lento à frente, aumentando assim a segurança dos usuários.

O diretor de Operações da Rota do Oeste, Fábio Abritta, afirma que além da equipe de apoio de tráfego, uma consultoria técnica fará o monitoramento da estrutura em cinco pontes e viadutos ao longo da BR-163. Isto é, será mensurado o impacto da passagem da carga nestas estruturas. Profissionais, por meio de equipamentos, medem as deflexões na estrutura devido a solicitação causada pelo peso. “Desta forma podemos constatar o comportamento da estrutura e verificar possíveis deformações acima do esperado”.

Para maior conforto dos usuários e segurança, a concessionária também irá emitir notas de informação pública com o posicionamento do rotor na rodovia e onde o trânsito poderá ser afetado. Na ocasião do transporte do primeiro equipamento, o tempo  de espera dos usuários da rodovia em consequência da passagem foi, em média, de 30 minutos. O veículo transportador paralisa o deslocamento a cada 30 quilômetros percorridos. O peso estimado da peça é de 290 toneladas, sendo suas dimensões 5,30 metros de altura e 8,8 metros de diâmetro.

(foto: assessoria)

 

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