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DNIT já executou 95% da duplicação no trecho da BR-163 entre Cuiabá e Rondonópolis

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Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte informou, esta manhã, que avançou com a duplicação da BR-163 e executou 95% das obras previstas para o trecho localizado entre Cuiabá e Rondonópolis. Os serviços melhoram a qualidade de vida das pessoas, o transporte de mercadorias e o acesso aos bens de consumo, saúde, segurança e educação.

Atualmente, o DNIT duplica o trecho da rodovia no Distrito Industrial situado no perímetro urbano de Cuiabá. No local, estão sendo construídos dois viadutos modernos e vias marginais que irão separar, do trânsito dos veículos que seguem para os bairros, o tráfego pesado dos caminhões que escoam a produção do agronegócio.

A rodovia é a principal rota de escoamento da produção do agronegócio de Mato Grosso, as obras em execução vão trazer grande impacto social e econômico para o Estado. O trecho localizado entre a capital e o Sul do Estado é utilizado para o transporte de grãos rumo aos portos de Santos (SP), de onde as cargas são embarcadas para o mercado internacional. Ao todo, as obras do DNIT são realizadas em uma extensão de 174 quilômetros e estão divididas em três lotes que contam com obras de duplicação e de restauração completa.

Em São Pedro da Cipa, a Autarquia fechou ano com a entrega do contorno rodoviário, na região produtora ao sul do Estado. A via é o principal corredor logístico usado no escoamento da produção. O contorno conta com 2,6 quilômetros de extensão e pistas duplicadas, sentido norte-sul. Ao longo do contorno, foram construídas duas pontes (84 metros cada) sobre o rio São Lourenço. Elas também vão contribuir para a fluidez do trânsito de caminhões e carretas, que deixarão de trafegar dentro do perímetro urbano do município.

O DNIT também concluiu a construção do contorno rodoviário no município de Juscimeira. Foi liberado o trânsito de veículos em um trecho de 7 quilômetros de extensão da BR-163/364, retirando assim o fluxo de veículos pesados de dentro do perímetro urbano da cidade.

A obra contempla a construção do contorno, de pista dupla, e a execução de duas pontes – 60 metros cada – localizadas sobre o rio Areias, ao longo do traçado do empreendimento. Por dia, trafegam pela região cerca de 15 mil veículos de cargas. Os contornos de São Pedro da Cipa e o de Juscimeira fazem parte do lote 1 das obras de duplicação da rodovia.

Esse ano, também foi concluída a construção de um conjunto de oito pontes ao longo da BR-242. A principal delas, com 100 metros de extensão, está localizada sobre o rio Ronuro, a 35 quilômetros do distrito de Santiago do Norte, no município de Paranatinga. Agora, os usuários podem trafegar pelo trecho pavimentado sem utilizar desvios ou pontes de madeira.

No período foi revitalizado mais de 277 quilômetros de rodovias que cortam Mato Grosso. Os serviços consistem em fazer a recuperação do pavimento com o objetivo de garantir maior segurança aos usuários. Todas as rodovias do Estado contam com contratos de manutenção e as vias são avaliadas e monitoradas pelas equipes da Autarquia.

As equipes seguem com as obras de drenagem urbana que abrangem a construção do Contorno Rodoviário de Barra do Garças, na BR-070. O empreendimento beneficiará a população da região ao retirar do centro da cidade o tráfego de veículos pesados. A Autarquia concluiu mais de 50% dos serviços de drenagem e hoje trabalha em diversas frentes, como escavações e implantação de bueiros e galerias para o escoamento das águas pluviais na região do bairro Jardim Nova Barra.

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