PUBLICIDADE

Dnit conhece atuação da AGE-MT em licitações pelo Regime Diferenciado

PUBLICIDADE

Técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) de Brasília estiveram, ontem à tarde, reunidos com os auditores do estado que realizaram a revisão e monitoramento do processo de contratação do novo modal de transportes de Cuiabá e Várzea Grande, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), pelo Regime Diferenciado de Contratação (RDC), modalidade Contratação Integrada.

O Dnit busca experiências na contratação de obras públicas pelo RDC, tendo em vista que o Governo Federal sancionou, no último dia 19, a lei que estende a utilização do modelo para obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Inicialmente, o RDC era voltado exclusivamente para as obras destinadas à realização da Copa das Confederações de 2013, Copa do Mundo de 2014 e Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016.

Para a coordenadora de projetos do Dnit, Luciana Dellabianca, a atuação da Auditoria Geral do Estado na licitação do VLT é modelo para o restante do país. Segundo ela, a interação entre os auditores do Estado e a equipe de gestores da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), orientando e revisando o processo, "foi fundamental para o sucesso da licitação pelo RDC em Mato Grosso".

Mesmo pensamento também foi defendido pela integrante da comissão de licitação pelo RDC da autarquia federal, Iviane Cunha e Santos. Conforme pontuou, a contratação pelo regime é uma modalidade nova no país, que ainda traz muita insegurança aos gestores que executam as atividades. Neste sentido, uma maior interação com os órgãos de controle facilita os trabalhos e auxilia no desenvolvimento do processo.

O secretário auditor geral do Estado, José Alves Pereira Filho, destacou o trabalho da equipe de auditores que acompanham as obras envolvendo o Mundial de Futebol de 2014. Segundo ele, a atuação do órgão junto à Secretaria Extraordinária da Copa é modelo para os demais trabalhos desenvolvidos pela própria instituição, dado os benefícios trazidos para a administração estadual.

Para Alves, a atuação da equipe da AGE foi fundamental para realização da licitação do VLT pelo Regime Diferenciado de Contratação. "Tanto o conhecimento da equipe envolvida, como a atuação focada na prevenção e orientação, nos dá a certeza de que estamos sendo um diferencial tanto nas obras do VLT quanto nos demais projetos que estão sendo desenvolvidos em função na Copa do Mundo", pontuou.

O superintendente de auditoria da AGE na Secopa, Alysson Sander, destacou os debates realizados ao longo do encontro, no qual foram detalhados critérios técnicos e formais no desenvolvimento do Termo de Referência e do edital de licitação do VLT. Conforme salientou, a equipe de gestores do Dnit veio "buscar a experiência e visão do órgão de controle, que tem um nível de criticidade mais apurada do processo".

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretaria adia interrupção no tráfego da estrada Chapada-Cuiabá

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) confirmou...

Trabalhador em condição análoga à de escravo é resgatado de carvoaria em Mato Grosso

Em ação de combate ao trabalho escravo contemporâneo, o...

Mulher que estava em moto morre após colisão com carro no Nortão

Um acidente de trânsito envolvendo um carro e uma...
PUBLICIDADE