O defensor público-geral do Estado, Djalma Sabo Mendes Júnior, disse, em entrevista, ao Só Notícias, que houve avanços importantes, nos últimos quatro anos, em que esteve no comando da Defensoria Pública de Mato Grosso. Sabo destacou melhorias na qualidade dos atendimentos, na estrutura das unidade e as nomeações de novos defensores públicos para atender as cidades mais distantes de Cuiabá. “Acredito que tivemos mais acertos do que erros e muitos avanços nesta gestão. A Defensoria Pública teve um salto na qualidade dos seus serviços. Podemos destacar o último concurso público que ocorreu em 2014 e iria vencer em junho daquele ano. Nós conseguimos salvar o concurso e nomear todos os candidatos que estavam aguardando. Devido a disso, possibilitou expansão de atendimento nas defensoria das cidade do interior do Estado”, analisou. "Realizamos um concurso público em tempo recorde. A primeira fase ocorreu, no dia 1º de junho (deste ano) e homologamos, semana passada. Na última terça-feira (13), publicamos a nomeação de 20 novos defensores”, acrescentou.
Segundo o defensor, foram inauguradas mais de 25 novas sedes no Estado, nos últimos quatro anos ( a última delas há cinco dias em Sinop). “Retiramos defensorias de espaços menores e colocamos em locais mais apropriados e com estrutura aos defensores públicos. Conseguimos inaugurar mais de 25 novas sedes" e expôs ainda que existe uma preocupação referente a redução dos repasses financeiros (duodécimo) para os poderes por parte do Governo do Estado para garantir o equilíbrio fiscal diminuindo as despesas e aumentar a receita, atendendo à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). “Existe uma preocupação com a questão orçamentária. O Estado está atravessando por um momento delicado, que exige austeridade. Porém, temos ter uma preocupação para que isso não atinja o nosso assistido. Com um orçamente que avançou como nós gostaríamos teremos que cortar alguns gastos que podem serem retomado futuramente. O próximo gestor geral terá que ter essa habilidade de conduzir as defensorias com este orçamento. Porém, a qualidade no atendimento não pode ser prejudicada”.
Djalma Sabo Mendes Júnior foi eleito em 2013 e reeleito em 2015. Ele conclui o segundo mandato no final do mês e o defensor Silvio Jéferson de Santana assume a partir do dia 2 de janeiro. Santana foi o mais votado na eleição realizada em 11 de novembro, recebendo 98 votos dos 167 defensores que votaram.