A Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso publicou, hoje, no Diário Oficial, o edital do novo concurso para o cargo de defensor público, visando à ampliação da oferta de serviços jurídicos gratuitos à população. O certame destina-se ao provimento de 30 cargos vagos de defensor público de Primeira Classe, classe inicial da carreira de defensor público estadual, bem como à realização de cadastro de reserva.
Segundo o edital, os candidatos devem possuir diploma de bacharel em Direito e comprovar tempo de atividade jurídica de, no mínimo, três anos até a data da posse. O processo seletivo será composto por prova preliminar objetiva, três provas escritas específicas, prova oral e avaliação de títulos.
De acordo com o edital, serão reservadas aos candidatos negros (pretos e pardos) e quilombolas 20% das vagas existentes, outros 5% das vagas existentes serão reservadas aos candidatos indígenas e 2% aos candidatos transgêneros. Será assegurada também a reserva de 10% das vagas ofertadas neste concurso às pessoas com deficiência, sendo 2% destinadas, especificamente, às pessoas com Síndrome de Down.
A instituição destaca que a abertura do concurso representa um passo importante para o aprimoramento da capacidade de atendimento, especialmente em regiões que necessitam de reforço no quadro de defensores.
As inscrições estarão abertas da próxima segunda-feira (15) até 28 de janeiro de 2026.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


