PUBLICIDADE

Divisas de seis municípios de Mato Grosso serão atualizadas

PUBLICIDADE

O governo deu início, nesta semana, à atualização das divisas de seis municípios mato-grossenses. O trabalho é coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) e conta com apoio da Assembleia Legislativa e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A atualização das divisas intermunicipais é realizada em blocos e contemplará os 141 municípios do Estado com o objetivo de resolver os conflitos territoriais, que prejudicam a realização de políticas públicas, e consolidar os territórios com documentos cartográficos e legais claros e precisos.

Neste momento estão sendo analisados os municípios de Poconé, Rosário Oeste, Chapada dos Guimarães, Nobres, Nova Brasilândia e Planalto da Serra, que compõem o segundo bloco.

A discussão para a definição das áreas envolverá ainda outros 13 municípios limítrofes: Cáceres, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Santo Antônio do Leste, Poxoréu, Primavera do Leste, Campo Verde, Santa Rita do Trivelato, Nova mutum, Diamantino, Alto Paraguai, Porto Estrela e Barra do Bugres.

A primeira etapa dos trabalhos, iniciada nesta semana, refere-se à visita técnica. “Neste primeiro momento realizamos reuniões em cada um dos municípios, das quais participam lideranças políticas e membros das comunidades. Na ocasião, apresentamos a metodologia utilizada e damos a todos os participantes a oportunidade de falar sobre a situação do município e problemas gerados por eventual conflito de território. É muito importante termos conhecimento desses problemas para chegarmos a um diagnóstico”, explica a engenheira cartógrafa da Seplan e coordenadora dos trabalhos, Lígia Camargo.

Além das informações relatadas nos encontros, serão analisados documentos apresentados pela comunidade, como abaixo-assinados, rotas de atendimento de ônibus escolar, campanhas de vacinação, etc.

Após a realização das visitas técnicas, serão promovidas oficinas de trabalho, das quais participarão todos os municípios que compõem o bloco em análise. Nos casos em que não houver consenso serão aplicados questionários sócio-econômicos. Com os dados devidamente processados e concluída análise técnica, a equipe dará início à elaboração dos mapas e memoriais descritivos municipais preliminares.

Posteriormente, serão realizadas audiências públicas nas sedes dos municípios afetados mais populosos para apresentação e discussão dos resultados e promoção dos ajustes necessários, conforme resultado das consultas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Apostador de Mato Grosso ganha prêmio na Quina

Apostador de Cotriguaçu (954 km de Cuiabá) acertou, ontem...

Corpo de motorista que morreu em acidente no Nortão é transladado para Goiás

O corpo do motorista Joberson de Jesus José Ferreira,...

Bombeiros extinguem incêndio em Cláudia hoje e combatem focos na serra do Roncador

O Corpo de Bombeiros Militar extinguiu quatro incêndios florestais...
PUBLICIDADE