quarta-feira, 4/fevereiro/2026
PUBLICIDADE

Disputa entre tucano e araras por ninho é flagrada por guia turístico no Pantanal

PUBLICIDADE
Só Notícias/Wellinton Cunha (fotos: Tomás Thibaud/reprodução)

O guia de turismo pantaneiro, Tomás Thibaud, publicou, ontem, imagens que mostram a briga entre um tucano e um casal de araras-azuis pelo ninho de uma árvore em Porto Jofre, localidade de Poconé (104 km de Cuiabá). Segundo ele, imagens como as registradas não costumam ser vistas com frequência.

Tomás contou que estava voltando de um passeio nas águas do Pantanal, já com as últimas luzes do entardecer e parou para observar o casal de araras, quando de repente apareceu o tucano em voo rasante para expulsar os animais e usurpar o ninho. “Este momento lembro-me como único. Assistir à luta entre tais espécies de pássaros foi impressionante. A arara é consideravelmente maior que o tucano e a força que tem no bico é incrível, mas o tucano foi incansável”, relatou.

O tucano levou a melhor e conseguiu entrar no ninho, obrigando as araras a pousarem em um galho de outra árvore, porém, aparentemente o tucano não encontrou nenhum ovo e voltou a voar.

Ambas as espécies são símbolos marcantes do Pantanal, conhecidas pela importância para a dispersão de sementes. A arara-azul, que já esteve criticamente ameaçada, hoje apresenta recuperação graças a projetos de conservação, mas ainda enfrenta riscos devido ao tráfico e à perda de habitat. O tucano, embora não esteja globalmente ameaçado, sofre impactos de desmatamento e incêndios que reduzem áreas de alimentação e reprodução.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Condenado em Colíder a 4 anos de prisão homem que matou jovem a tiros

O tribunal do júri de Colíder (160 quilômetros de...

Três veículos são danificados após engavetamento em Colíder

O acidente de trânsito entre um Toyota Corolla prata,...

Homem que matou por vingança é condenado a 24 anos de cadeia em Sorriso

O réu José Carlos Lemes Soares Júnior foi condenado...
PUBLICIDADE