PUBLICIDADE

Diretoria da OAB Sinop cobra desmembramento de vara no município

PUBLICIDADE

A diretoria da OAB Sinop e advogados se reuniram com a corregedora-geral da justiça, desembargadora Maria Erotides Kneip, e pediram o desmembramento da 5ª Vara, que atualmente engloba Infância e Juventude, e Família e Sucessão. De acordo com o presidente da OAB Sinop, Felipe Guerra, o número elevado de processos referentes ao envolvimento de crianças e adolescentes em delitos sobrecarrega este setor.

“Infelizmente, em Sinop, esse público tem se envolvido cada vez mais com o mundo do crime e esse fator gera enorme demanda para a Infância e Juventude. Estamos na eminência de receber um centro sócio educativo adequado para atender a esses menores infratores, porém, não temos ainda um juízo que esteja suficientemente disponível para dar cabal cumprimento ao ECA [Estatuto da Criança e do Adolescente] e essa é uma das minhas preocupações. Ainda reforço que fica muito complicado se dirigir ao juiz responsável e exigir do mesmo atenção ou celeridade aos demais processos, como inventários por exemplo, quando ele tem elevada demanda relacionada a infância e juventude, que é prioridade constitucional. Esse desmembramento já seria um dos primeiros benefícios advindos da elevação da Comarca de Sinop a Entrância Especial”.

A Comarca de Sinop possui atualmente 43 mil processos. A desembargadora ressaltou que a comarca foi elevada de entrância, mas ainda não conta com a estrutura adequada. “Estamos trabalhando para conseguir um orçamento de 7,7% para o ano que vem. Essa possível conquista influenciará na tomada de muitas decisões e obviamente trará avanços. Atualmente estamos procurando prover o que está faltando. Sabemos ainda que a criação da Vara Especializada em comarcas com mais de 100 mil habitantes é uma imposição do Conselho Nacional de Justiça [CNJ], por meio de Resolução. Queremos criar a Vara de Infância e Juventude em Sinop, mas com estrutura adequada e isso depende desse orçamento. A ideia inicial também é que apliquemos aqui não necessariamente a criação, mas o remanejamento de varas, que seria um caminho mais ágil”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mais de 790 estudantes são atendidos pelo programa “Anjos da Escola” em Lucas do Rio Verde

O programa Anjos da Escola tem garantido atendimento psicológico,...

Politec conclui mais de 70 mil laudos durante 11 meses em Mato Grosso

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) entregou mais...

Acidente entre dois carros deixa feridos na BR-163 em Sinop

O acidente envolvendo o Fiat Fastback cinza e o...

Produtor morre em acidente em Mato Grosso e prefeito fica ferido

O acidente foi ontem à noite, em estrada na área...
PUBLICIDADE