PUBLICIDADE

Diretor do Procon Sinop orienta consumidores sobre compra de materiais escolares

PUBLICIDADE

 O Procon Sinop tem orientado consumidores e comerciantes sobre as listas para compra de materiais escolares. De acordo com o diretor do órgão, Cristiano Peixoto, materiais de uso comum não são permitidos. “Papel higiênico, pincéis e giz para a lousa, copos descartáveis e materiais de limpeza. Isso é definitivamente proibido das instituições cobrarem dos pais. Esse material de uso comum presume-se que está orçado na mensalidade paga por esses alunos”.

Nos casos em que os consumidores suspeitarem de abusos nas listas de materiais escolares, o diretor orienta que os pais procurem o órgão e levem uma cópia da lista para que sejam adotadas as medidas cabíveis. Além disso, a sugestão é de que seja feita uma pesquisa de preços em diferentes comércios.

“Sugerimos que os pais façam pesquisa de preço e verifiquem a qualidade dos materiais. Existe uma série de valores diferenciados entre uma ou outra mercadoria e um ou outro estabelecimento. Orientamos também a juntar um grupo de pais para poder aumentar essa procura, quanto maior o volume de compra de material consegue preço melhor”.

O Procon Sinop tem orientado também os consumidores em relação as mudanças previstas nos pagamentos em dinheiro, cartão de débito ou crédito que começaram a vigorar com a medida provisória 764/2016.

Para os próximos dias, o órgão irá oficiar a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) para que oriente os comerciantes sobre as mudanças. De acordo com o diretor, as diferenças de preços devem ser repassadas de forma clara ao consumidor.

“Essa medida autoriza o comerciante a fazer preço diferenciado entre pagamento em dinheiro, cartão de crédito ou cartão de débito. A orientação é que o consumidor exija que essa diferenciação esteja clara. Toda informação tem que ser ostensiva, clara e muito bem apresentada. O consumidor tem que ter o direito de escolha”.

O Código de Defesa do Consumidor prevê que as formas de pagamento e diferentes preços estejam fixadas em locais visíveis, para que o consumidor tenha opção de escolha.

Para dúvidas e reclamações os consumidores podem procurar o Procon Sinop na rua das Avencas, esquina com rua dos Cajueiros, ou pelo telefone 1512.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Boletim aponta 39 mortes por dengue em Mato Grosso e 12 por chikungunya

O último boletim epidemiológico divulgado pela secretaria estadual de...

Veículos ficam danificados após colisão em cruzamento em Sorriso

Dois veículos ficaram bastante danificados após colidirem no cruzamento...

Apostadores de Sinop e Sorriso ganham prêmio na Quina

Dois apostadores de Sinop e Sorriso acertaram, ontem à...

Caminhão tanque bate em árvore em rodovia em Mato Grosso

O acidente com o caminhão tanque carregado com resíduos...
PUBLICIDADE