quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Diretor do Ibama vem a Cuiabá implantar sistema de detecção do desmatamento

PUBLICIDADE

O diretor de Proteção Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Flávio Montiel, está em Cuiabá para implantar o sistema de fiscalização e combate ao desmatamento. Chamado Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter), o sistema vai permitir a atualização dos dados sobre desmatamento a cada 15 dias. “Isso permite que possamos redirecionar a fiscalização do Ibama para aqueles desmatamentos que estão ocorrendo no estado do Mato Grosso”, explicou Montiel.

Dos 26.130 quilômetros quadrados de floresta amazônica desmatados entre 2003 e 2004, o estado do Mato Grosso responde por 48% do total. Na avaliação do diretor, a fiscalização em tempo real permitirá que ações, como a da quadrilha presa ontem pela Operação Curupira, sejam mais rapidamente detectadas. Para identificar essa quadrilha, que tinha a participação de funcionários do Ibama, foram 20 meses de investigação realizada pela Polícia Federal e pelo Ibama. Esse grupo foi responsável pela extração ilegal de quase dois milhões de metros cúbicos de madeira, desde o início da década de 90.

Segundo Montiel, mais de 360 pessoas estarão envolvidas nesse processo de fiscalização, entre funcionários do Ibama, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e Exército. O Deter foi desenvolvido em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Em Mato Grosso serão cinco unidades espalhadas por diferentes municípios. Ao todo, são 17 bases de operação do Deter na Amazônia.

Para isso, já foram investidos cerca de R$ 12,5 milhões em equipamentos, como veículos, computadores e geoprocessadores que vão ser usados para a fiscalização. “Estaremos conectados via internet recebendo informações de 15 em 15 dias, de 20 em 20 dias, sobre a evolução da taxa de desmatamento no estado do Mato Grosso”, afirmou Montiel.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE