segunda-feira, 7/julho/2025
PUBLICIDADE

Direitos humanos e da terra serão debatidos em Cuiabá

PUBLICIDADE

A 5ª Conferência Estadual dos Direitos Humanos e da Terra de Mato Grosso, com calendário iniciado em 3 de julho a partir da publicação dos integrantes da Comissão Organizadora, se aproxima da data de realização, 10 a 12 de dezembro, em Cuiabá. O evento visa promover um encontro estadual dos Conselhos de Direitos Humanos, da sociedade civil e de instituições públicas, num diálogo sobre a realidade social em Mato Grosso com a intenção ainda de elaborar a proposta de Plano Estadual de Direitos Humanos e da Terra, a ser encaminhado para votação na Assembleia Legislativa.

O secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Luiz Antonio Pôssas de Carvalho, explica que desta forma, a publicação deste texto-base se propõe a orientar, incentivar e promover a discussão na sociedade e nos conselhos de direitos do Estado, sobre políticas públicas em Direitos Humanos em Mato Grosso. O gestor destaca que há mais de 10 anos existe uma proposta de um Programa Estadual de Direitos Humanos, apresentado pela sociedade civil, elaborado após várias conferências no Estado.

Direitos Humanos

O Dia dos Direitos Humanos é comemorado anualmente em 10 de dezembro, em memória da aprovação e da assinatura da Declaração Universal dos Direitos Humanos em Assembleia da Organização das Nações Unidas (ONU), em Paris no ano de 1.948. O contexto foi o da superação do conflito étnico que provocou milhões de mortes, estupros e perseguições, de todos os lados.

A humanidade estava diante do desafio da reconstrução da vida e do convívio, após a Primeira e Segunda Guerras Mundiais. A Assembleia da ONU entendeu que a declaração, em seus 30 artigos, poderia ser um instrumento importante na reconstrução das nações e das relações entre os povos.

Com base na dignidade humana, tal Declaração impulsionou aprovações de constituições dos povos, inclusive a Constituição Brasileira de 1.988 e, a criação de organismos para a mediação de conflitos e solução pacífica das divergências.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Motociclista morre após atropelar capivara em rodovia de Mato Grosso

Maria Aparecida Ferreira da Silva, de 56 anos, faleceu,...

Liberado tráfego de veículos de até 48 toneladas em rodovia estadual de MT

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra) publicou...

Alta Floresta, Colíder e mais 10 no Nortão aderem à prova nacional docente

Doze municípios no Nortão aderiram à prova nacional docente...

Sinop: caminhonete capota após colisão com carreta na BR-163

O acidente envolvendo a Toyota SW4 branca e a...
PUBLICIDADE