A Prefeitura de Lucas do Rio Verde e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência promovem, amanhã, o primeiro encontro entre poder público, entidades e população para discutir os desafios enfrentados pelos deficientes. A I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência será realizada no auditório da Câmara Municipal, com início às 12h30. O evento tem como objetivo avaliar e propor diretrizes para eliminar as barreiras e garantir liberdade e cidadania aos portadores de necessidades especiais.
A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Maria Sidinir Bif Stechert revela que o eixo central das discussões gira em torno do tema do evento “Um olhar através da Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência: Novas Perspectivas e Desafios”. Porém, dividido em cinco eixos temáticos, educação, esporte, trabalho e reabilitação profissional; acessibilidade, comunicação, transporte e moradia; saúde, prevenção, reabilitação, órteses e próteses e, por último, segurança, acesso a justiça, padrão de vida e proteção social adequados.
Além de debates, o encontro reserva apresentações culturais e a palestra com o presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede-MT), Mário Lúcio Guimarães de Jesus.
Ao final da conferência, as propostas apresentadas serão votadas e juntamente com os delegados eleitos irão representar o município na etapa estadual do evento, que acontece em Cuiabá, com data ainda não divulgada.